A consultoria organizacional consiste na prestação de serviços profissionais que oferecem à empresa-cliente um conjunto de competências necessárias para uma melhor interação com o mercado e que, por conseguinte, alavancam suas ações para os resultados almejados.
É um trabalho construído com muito cuidado pelo consultor, partindo de um diagnóstico preciso das reais necessidades da empresa, seguido de um estudo de alternativas viáveis e proposição de soluções e, quando necessário, assessoria na implementação das medidas recomendadas para eliminar os problemas do ambiente corporativo.
Contar com os serviços de um especialista para conduzir a resolução de problemas que demandam know-how específico, desenvolver projetos estratégicos que a equipe da empresa não consegue tempo para realizar, treinar o pessoal interno e terceirizado da organização ou receber parecer técnico profissional são algumas das razões que levam inúmeras empresas a contratarem os serviços de consultoria.
Portanto, o consultor é um facilitador na obtenção de resultados organizacionais e é fundamental esclarecer que só pode contribuir com a empresa se houver uma troca. Toda e qualquer mudança necessária à organização deve ser um compromisso da sua equipe, não do consultor. Afinal, ao terminar o trabalho ele irá embora e a empresa terá o papel decisivo de consolidar as melhorias conquistadas!