Artigos

O funcionário comprometido

Wellington Moreira escreve sobre quais são as atitudes de alguém comprometido com o seu trabalho.

Um dia os camundongos se reuniram para decidir a melhor maneira de lutar contra o inimigo comum, o gato. Discutiram horas seguidas, sem encontrar um bom plano.
Afinal, um ratinho pediu a palavra e falou:

– Sabemos que o grande perigo é quando o gato se aproxima tão mansamente que não percebemos sua presença. Proponho que se coloque um guizo no pescoço do gato. Graças ao barulho do guizo, saberemos da aproximação do gato, e teremos tempo para fugir.

Todos aplaudiram a ideia brilhante. Mas um ratinho mais experimentado pediu também a palavra e disse:

2. O funcionário comprometido presta atenção em tudo o que faz, inclusive no detalhe do detalhe.
3. O funcionário comprometido termina o que começa e não deixa as coisas pela metade.
4. O funcionário comprometido apresenta soluções, e não mais problemas, quando tem uma tarefa a cumprir.
5. O funcionário comprometido pergunta o que não sabe e demonstra vontade de aprender. Vai fundo até dominar o que não sabe e deveria saber.
6. O funcionário comprometido cumpre prazos e horários, não vive dando desculpas por seus atos e nem procura culpados pelos erros cometidos.
7. O funcionário comprometido não vive reclamando da vida e falando mal dos resultados, da equipe, do mercado e dos clientes. Ele age para modificar a realidade.
8. O funcionário comprometido não desiste facilmente. Ele não descansa enquanto não atinge sua meta de vendas.
9. O funcionário comprometido está sempre pronto para colaborar com os outros funcionários e colaboradores da empresa. Ele participa. Dá idéias. Você sabe que pode contar com ele.
10. O funcionário comprometido só concede descontos frente a argumentos razoáveis e desde que não prejudiquem a rentabilidade da empresa.
11. O funcionário comprometido “vive” as promoções e campanhas internas da empresa de tal forma que os clientes ficam felizes e satisfeitos por comprarem dele(a).
Portanto, comprometimento não é apenas fruto de um estado de espírito momentâneo, mas de uma decisão pessoal de sempre fazer aquilo que é correto, mesmo que o custo a curto prazo seja alto para tanto. Não é uma questão de estar, mas sim de ser empenhado com aquilo que se assumiu ou as pessoas que aguardam o cumprimento de uma promessa de realização.

Daí vem a pergunta: e então, você é comprometido(a)?

– A ideia é muito boa. Mas quem vai pendurar o guizo no pescoço do gato?

Como na história acima, em nosso dia-a-dia de trabalho atuamos com muitas pessoas que possuem idéias fabulosas, mas que nem sempre estão dispostas a arcar com as responsabilidades decorrentes do esforço de mudança. E mais: será que isto também não tem acontecido contigo neste momento atual da empresa onde trabalha?

Geralmente, o funcionário comprometido possui algumas atitudes que o diferencia dos demais colaboradores e também explicam seus fantásticos resultados. E quais atitudes são estas?

1. O funcionário comprometido procura sempre se colocar no lugar do cliente, sentir o que ele sente.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?