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Todo mundo é vendedor

Os profissionais precisam desenvolver habilidades na área comercial, independentemente do segmento de mercado onde atuam.

Uma característica é comum à grande maioria dos profissionais bem-sucedidos no mercado de trabalho atual: a capacidade e a satisfação por venderem algo às outras pessoas, sejam produtos, serviços, ideias ou competências que elas mesmas possuam.

Um adágio muito conhecido e, portanto, alçado à categoria de lugar-comum, afirma que todos nós somos vendedores. No entanto, são poucos os profissionais que aplicam este conceito em sua carreira. Por que isto ocorre?

Primeiramente, há aqueles que se sentem “diminuídos” quando são chamados de vendedores. Mas é isto o que somos. Um médico é vendedor de serviços médicos, um advogado é vendedor de serviços jurídicos e todo professor negocia suas competências educacionais, por exemplo. E isto vale para todas as demais profissões, quer nos orgulhemos ou não. Eu me orgulho.

Vende-se quando há a necessidade de defender uma ideia ou projeto apresentado, ao se ajustar um prazo maior para a entrega de determinada proposta ou durante a argumentação com o chefe para se obter um desejado aumento de salário. Vende-se também quando o profissional consegue se manter numa empresa durante vários anos e seu empregador ainda acredita que vale a pena contar com aquela pessoa em seu quadro funcional depois de tanto tempo.

Para aqueles que não concordam com este raciocínio, peço que escolham determinada categoria profissional e façam uma análise apurada dos trabalhadores que atuam nesta área. Como consequência seguramente constatarão que poucos são muito bem-sucedidos enquanto o maior número faz parte da multidão de esforçados.

Ser um vendedor de sucesso não é simplesmente sair por aí dizendo quão bom você é e apresentar uma grande capacidade de persuasão, mas acima de tudo demonstrar às pessoas o imenso potencial de produzir resultados. É por isto que dificilmente alguém consegue permanecer em destaque durante muito tempo se tiver uma grande lábia, mas pouco conteúdo por detrás de tal embalagem. Marketing pessoal não é tudo!

E não tenha dúvida de que sua capacidade como vendedor será plena a partir do instante em que for reconhecido como competente até mesmo pelos profissionais da própria área, isto é, conquistar credibilidade perante o mercado e aqueles que muitas vezes são vistos como concorrentes. Uma tarefa árdua, que geralmente requer anos de atuação, mas atesta a capacidade e empregabilidade do trabalhador.

Isto também explica porque as melhores vagas de emprego não estão anunciadas nas agências de recrutamento ou nos classificados dos jornais. Elas são preenchidas por meio de indicações feitas por quem conhece pessoas com o perfil ideal para ocuparem tais posições.

Para aqueles que já atuam na área de vendas propriamente dita fica uma certeza: podem até permanecer sem emprego formal durante um tempo, mas dificilmente sem trabalho neste mesmo período. Uma grande parte das empresas precisa vender mais – e melhor – e você pode ser a pessoa certa nestas organizações. Basta que elas saibam onde encontrá-lo e seu portfólio seja admirável.

As competências em vendas são importantes em qualquer lugar e a qualquer hora. Se você tem percebido que vender não é o seu forte, inscreva-se num curso para desenvolver esta habilidade, leia livros que ampliem seus conhecimentos na área comercial e, principalmente, compreenda que você já vende há muito tempo. O que precisa fazer a partir de agora é vender mais e melhor.

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