Artigos

O locus de controle

Enquanto algumas pessoas preferem se vitimizar diante dos problemas, outras se responsabilizam por aquilo que lhes acontece.
Pessoas com locus interno de controle acreditam que estão no controle de suas vidas, quando precisam lidar com problemas.

“Quando eu vivia num dos campos de concentração da Alemanha nazista, pude observar que alguns dos prisioneiros andavam de barraca em barraca consolando outros e distribuindo suas últimas fatias de pão. Podem ter sido poucos, mas me ensinaram uma lição que jamais esqueci: tudo pode ser tirado de um homem, menos a última de suas liberdades – escolher de que maneira vai agir diante das circunstâncias do seu destino”.

Esta reflexão do psiquiatra austríaco Viktor Frankl ajuda a explicar a importância do Locus de Controle, conceito introduzido pelo psicólogo norte-americano Julian Rotter em 1966 por meio do artigo “Psychological Monographs” e no qual ensina como a percepção das pessoas acerca dos seus sucessos e fracassos as afeta.

Locus = lugar

Locus é uma palavra em latim que significa “lugar” e, segundo Rotter, há pessoas com locus de controle interno e outras com locus externo. Aquelas são pessoas que acreditam estarem no controle de suas vidas, assim agem por conta própria quando precisam lidar com problemas que lhes ocorrem nos mais diversos campos e entendem o resultado como uma consequência de seus esforços e competências.

Já as pessoas com predominância da postura de locus de controle externo creem que seu campo de influência é muito pequeno e não se veem como protagonistas das próprias vidas, mas apenas coadjuvantes ou meros figurantes. Neste caso, a sorte, o governo, o chefe, os colegas de trabalho, o cônjuge, os filhos e/ou deus são responsáveis por tudo – de bom ou de ruim – que alcançam.

Sendo dependentes dos outros para conseguirem aquilo que querem, abalam-se emocionalmente quando as coisas não caminham da forma como gostariam e, é claro, se posicionam como vítimas. É por isto que tendem a cobrar muito das pessoas que fazem parte do seu círculo de relacionamento, independentemente de quanto estes terceiros realmente influenciaram seus saldos.

Portanto, os profissionais com a postura de locus interno buscam condições que possibilitem o alcance daquilo que querem, ao passo que os indivíduos com locus externo estão mais propensos à acomodação, resignação e justificação. Todavia, o locus de controle não é um traço de personalidade imutável do indivíduo já que diversos fatores podem gerar seu deslocamento, entre eles a educação, a cultura, a religião e, especialmente, suas motivações.

Comportamento

Quanto mais a pessoa é consciente daquilo que quer e dos esforços que terá de despender para chegar até lá, maior também é a automotivação e o consequente senso de responsabilidade, que favorecem o despertar do seu locus de controle interno, por exemplo.

Também se deve destacar que existem disfunções nos dois tipos comportamentais. Quem possui locus interno é autoconfiante, mas precisa aprender a lidar com a frustração em situações nas quais seu campo de influência é muito pequeno. Já as pessoas com locus externo tendem a compreender o mundo tão somente por meio do olhar dos outros e aguardam que estes intervenham, quando poderiam criar suas próprias histórias.

Ninguém conserva o locus interno ou externo o tempo todo. A questão é perceber-se nos momentos-chave: você procura saídas ao enfrentar tais problemas ou contenta-se em praguejar? Não é saudável responsabilizar-se por tudo o que acontece, mas imaginar-se sem alternativas para a mudança de rumos por acreditar que alguém fará aquilo que só depende de você é querer muito pouco da vida e da própria carreira.

Utilizando uma metáfora conhecida, enquanto a pessoa que possui locus interno procura ver o meio copo cheio, a pessoa com locus externo insiste em visualizar apenas o meio copo vazio. E você, o que vê?

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?