Artigos

Como decifrar pessoas

Pesquisas apontam que as pessoas nos julgam logo nos primeiros 15 segundos de convivência. Ou seja, o impacto visual que causamos pode transmitir uma mensagem positiva ou negativa

Quando conhecemos alguém, ficamos sempre com uma determinada impressão dessa pessoa quase que instantaneamente. Inclusive, pesquisas mostram que as pessoas nos julgam logo nos primeiros 15 segundos. Através do impacto visual que causamos, passamos mensagens positivas ou negativas.

Analisamos detalhadamente os comportamentos das pessoas, na maioria das vezes inconscientemente. Qualquer gesto mínimo é decodificado e serve como medida de avaliação. Não só o vestuário mas também a sua postura, o aperto de mão e até o movimento dos braços e pernas…

A Comunicação Verbal é feita conscientemente, pois o ser humano tem maior facilidade para raciocinar primeiro e depois falar. Por outro lado, a grande maioria das pessoas utiliza sua linguagem corporal de forma inconsciente, embora possamos usá-la também de forma consciente. Ao mesmo tempo que você pensa, transparece através de sinais corporais.

Qual o problema?
O problema é que a Comunicação Não-Verbal (expressões faciais – olhos, lábios, sobrancelhas, nariz, face – , postura, gestos, movimentação do corpo, arqueamento do tronco, posição das pernas e pés) é responsável pela primeira impressão de uma pessoa.

O cientista norte-americano Mehrabian elaborou um estudo sobre os níveis de comunicação do ser humano e concluiu:

55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal;
38% pela voz (sonoridade, maneira como se fala – tom);
7% pelas palavras (conteúdo)
Devemos ter cuidados! Como afirma Pierre Weil, o “Corpo Fala”.

Aprender a controlar a Linguagem Corporal para não dizer o que não se quer e decifrar verdadeiramente o que o outro diz com o seu corpo é buscar uma melhor qualidade de vida no relacionamento com as pessoas. É isso que nos leva a escolher melhor os amigos, namorados, sócios e até compreender melhor os membros da família.

Basta ser mais observador e aprender a decifrar a linguagem corporal para desvendar com mais facilidade o comportamento humano.

Uma lista extensa de informações são passadas pelas pessoas através das atitudes. Entendê-las com toda a certeza facilita e torna mais simples os relacionamentos amorosos, profissionais e familiares.

Os gestos revelam as emoções, desejos, dúvidas, receios e até mesmo os pensamentos mais secretos. O corpo é um dos principais canais para a expressão do inconsciente. São as pistas visuais e orais que demonstram um comportamento. Detalhe das características físicas, padrões vocais e comportamentos sociais revelam muito da pessoa.

Observe as pessoas… ouça cuidadosamente as palavras que são ditas e o modo como são ditas. Preste atenção à maneira como as pessoas respiram, suspiram, mexem os pés ou mudam de posição na cadeira. Se fizer isso, logo ao apertar a mão de alguém, será capaz de traduzir a sensação desse aperto.

Todas essas pistas visuais e verbais tornam possível identificar a verdade por trás das atitudes e dos gestos das pessoas, dicas extremamente úteis para entender aqueles que estão à nossa volta.

Decifrar pessoas não é uma ciência nem um dom inato. É uma questão de saber o que olhar e ouvir, de ter a curiosidade e a paciência para reunir a informação necessária, e saber como reconhecer os padrões na aparência, na linguagem corporal, na voz e na conduta de uma pessoa.

Para ajudá-lo(a) a decifrar melhor as pessoas, lhe passarei algumas informações e dicas quanto à interpretação da Linguagem Corporal…

COMUNICAÇÃO VISUAL (OLHOS)
Cuidados:
* Desviar o olhar – significa que a pessoa está hesitante ou falando ou pensando sem fluência.
* Não cravar os olhos no chão ou no teto.
* Pessoas que procuram olhar as outras nos olhos enquanto falam são vistas não apenas como excepcionalmente bem dispostas, mas também como mais confiáveis e sérias.
* Olhar direto significa ameaça, ao passo que interromper ou evitar o olhar provavelmente é sinal de apaziguamento. Olhe com tranqüilidade e com ternura.

É a melhor dica!
* Fechar os olhos enquanto está falando significa que a pessoa está entediada ou se sente superior. Pessoas assim negam tanto a quem estão falando quanto a quem estão ouvindo a oportunidade de receber e dar feedback.
* O olhar serve para encorajar e persuadir todos os seres humanos. Por isso mesmo, o olhar franco é sempre interpretado como uma atitude positiva.

EXPRESSÃO FACIAL
* A grande maioria de nós julga as pessoas com base na expressão facial. Quantas vezes não encrencamos com aquela pessoa porque ela não sorria e, ainda por cima, ficava fazendo caretas e trejeitos enquanto falava.
* As expressões faciais das pessoas em entrevistas, reuniões, palestras ou atendendo a clientes transmitem preciosas mensagens sobre seu estado interior, principalmente se você observar como as expressões mudam em resposta ao que está sendo dito. É, a máscara cai!
* Infelizmente, ou felizmente, os olhos, a boca e as sobrancelhas podem fazer movimentos independentes e oferecer inúmeras expressões diferentes. O nariz pode se alargar ou se contrair numa expressão de escárnio, por exemplo.
* A cor, a textura e a umidade da pele podem passar muitas informações sobre o estado de espírito e as condições de saúde de uma pessoa. As simples linhas das sobrancelhas, da testa e da boca em diferentes expressões podem transmitir pelo menos 10 mensagens emocionais.


BRAÇOS E MÃOS

Os gestos podem revelar algo do estado emocional das pessoas, principalmente sobre seu nível de excitação ou ansiedade. Ex: ficar se tocando revela constrangimento, dúvida e ansiedade. Sabendo disso, sugiro que tenha muita atenção com as recomendações que faço logo abaixo.

Cuidados:
* Os dois maiores erros da gesticulação são a ausência e o excesso de gestos.
* Esfregar as mãos significa expectativa ou frio. Fechar as mãos (na frente do rosto ou sobre uma mesa) – indica confiança ou frustração.
* Mãos atrás das costas, nos bolsos ou braços cruzados – gestos defensivos, demonstram que a pessoa está insegura ou possui desinteresse em falar ou ficar naquele local.
* Colocar a mão na boa (possivelmente disfarçando uma tosse falsa ou um bocejo) é geralmente associado à mentira.
* Tocar o nariz – já se disse que se uma pessoa que está falando tocar sua boca com as mãos, ela pode estar mentindo, ao passo que se a pessoa que estiver ouvindo fizer a mesma coisa, pode ser que ela ache que a pessoa que está falando esteja mentindo.
* Levar as mãos aos olhos (nada vejo!) ou às orelhas (nada ouço!), arranhar o pescoço, puxar a gola ou levar os dedos à boca (para roer as unhas) são gestos vistos como sinais de que a pessoa está enganando os outros, não está muito certa do que está falando ou simplesmente está ansiosa.
* Esfregar a nuca é sinal de frustração.

O importante é evitar utilizar gestos que tenham dupla interpretação!!!

PERNAS E PÉS
Cuidados:
* É considerado falta de respeito apoiar o peso do corpo sobre algo (como uma mesinha, por exemplo) porque tal postura indica desatenção e relaxamento.

POSTURA
Dicas:
* Não empregue sarcasmo ou expressões maliciosas
* Não use gírias ou piadas, nem elogie exageradamente a si mesmo
* Não se expresse de maneira presunçosa ou orgulhosa
* Vista-se de acordo com o ambiente e os ouvintes presentes

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?