Artigos

Comemorar e refletir

comemorar-refletirHá exatos 35 anos, o homem chegava à Lua. No dia 20 de julho de 1969, os tripulantes da nave Apollo 11 venceram o maior desafio da guerra fria – a corrida espacial – e os astronautas Neil Armstrong e Edwin ‘Buzz’ Aldrin se tornaram os primeiros homens a caminhar no satélite natural da Terra após pousarem o módulo lunar.

Aliás, as imagens de Armstrong caminhando no solo lunar foram transmitidas ao vivo para todo o mundo em uma das primeiras transmissões da televisão em grande escala, estimando-se que mais de meio bilhão de pessoas assistiram ao primeiro passo do homem em um outro planeta.

Ao descer da escada do módulo lunar, batizado de Eagle (águia) e pisar na Lua, Armstrong disse a famosa frase ‘Um pequeno passo para o homem e um grande passo para a humanidade’. Logo depois, foi a vez de Aldrin descer para ser o segundo homem na Lua.

Os astronautas americanos ficaram 131 minutos na superfície lunar e trouxeram amostras do solo e informações científicas, fixando ainda uma placa comemorativa no local do pouso americano. Enquanto isto, o terceiro passageiro da Apolo 11, Michael Collins, ficou pilotando o módulo principal em órbita na Lua.

O lançamento histórico da Apollo 11 ocorreu em 16 de julho no centro espacial Kenedy, em Cabo Canaveral, na Flórida e os astronautas retornaram à Terra em 24 de julho. Depois desta empreitada de sucesso, astronautas voltaram à Lua nas missões Apolo 12, 14, 15, 16 e 17. A última vez em que um homem pisou na superfície lunar foi em 1979.

Eis alguns ensinamentos, 35 anos depois:

# O que pouca gente sabe é que Aldrin deveria ter sido o primeiro homem a tocar o solo lunar, entretanto foi “ludibriado” por Armstrong que já sabia: na mente das pessoas há espaço apenas para o primeiro a fazer alguma coisa.

# Michael Collins teve um papel importantíssimo durante a viagem, mas acabou esquecido por praticamente todo mundo: quem se esconde não é lembrado.

# Sabiamente, Neil Armstrong elaborou uma frase marcante para o momento em que o mundo todo estava atento ao que ele dizia. Não foi improviso, ele estava preparado para dizer “Um pequeno passo…”.

# Quando o homem se empenha em realizar, não há limites. Menos de 63 anos se passaram desde a invenção do avião e a chegada do homem à Lua, percorrendo uma distância de aproximadamente 385.000 km em três dias de viagem.

# Para muitos, o homem foi apenas uma vez à Lua – as demais posteriores viagens não são recordadas por ninguém. Isto porque o extraordinário só provoca admiração quando ainda é inédito. Pode ver: 25 anos se passaram desde a última expedição e ninguém mais fala em viagem à Lua, mas o homem anseia conquistar Marte, Mercúrio, Júpiter…

# Feitos extraordinários trazem desconfiança. Até hoje, muita gente ainda duvida de que eles concluíram a missão, chegando à Lua.

Comemorar é importante, mas refletir também.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?