Artigos

Aberta a temporada de caça aos temporários

Em artigo, Wellington Moreira comenta os mais de 50 mil postos de trabalho temporários que deverão ser abertos no Brasil ainda em 2005.

aberta-temporada-caça-temporariosEstá aberta em todo o país a temporada de caça aos profissionais temporários, ótima notícia para quem não está empregado e deseja uma oportunidade de mostrar o seu valor durante o período em que o contrato durar.

Segundo dados da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e do Trabalho Temporário), a previsão é de que mais de 50 mil novos postos de trabalho formais sejam abertos aos temporários ainda em 2005, um aumento de 8% em relação às contratações feitas no mesmo período do ano passado.

Agora em agosto, por exemplo, o número de contratações na indústria será grande porque as fábricas precisam preparar os estoques para o Dia das Crianças e o Natal. Entre setembro e outubro, será a vez do comércio, que inicia o processo de seleção de candidatos a cargos como vendedores, atendentes, caixas, animadores e profissionais de telemarketing.

E o melhor é que, como o nível de exigência das empresas para estes cargos tende a não ser alto, mesmo pessoas com baixa qualificação preenchem boas vagas. Além disto, não há um perfil específico para os candidatos, o que é comum quando a ocupação é definitiva.

Uma notícia ainda melhor é que cerca de 30% dos trabalhadores temporários são efetivados pelas empresas após o término do contrato. Sim, trabalhar como profissional temporário é uma excelente estratégia para conquistar um emprego fixo. Por isto, dedicação é a palavra-chave. Prepare-se para o fim do contrato e realize ações que irão “encher os olhos” do seu chefe.

Ah, vale ressaltar que ser um profissional temporário significa possuir carteira assinada e contrato de trabalho, assim como todos os direitos dos empregados fixos (férias, 13º salário, FGTS etc).

Como todo otimismo reserva uma pontinha de medo, a realização dos números acima dependem que o “valerioduto federal” não assuste os investidores nacionais e estrangeiros.

É esperar pra ver. Rezar também é bom.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?