Cases de Sucesso

OnixSat colhe frutos do desenvolvimento de gerentes

Empresa de tecnologia, referência na América Latina, treinou profissionais para cargos de liderança e hoje alguns deles se tornaram os principais executivos da companhia
rosangela ferreira
Para a gerente de RH da OnixSat, Rosângela Ferreira, a capacitação dos funcionários resultou na melhoria da comunicação entre o setor e os líderes da empresa

Referência na promoção de soluções em rastreamento e comunicação via satélite de alta órbita para os mercados aéreo, terrestre e marítimo, na América Latina, a OnixSat, com sede em Londrina, Paraná, tem cerca de 190 funcionários. A grande maioria pertence à geração Y. Ou seja, o perfil dos gerentes é de pessoas extremamente jovens e com pouca experiência de mercado. Por isso, em 2011, com menos de 10 anos de existência, a companhia decidiu investir na formação e desenvolvimento de lideranças e contratou a Caput Consultoria para o trabalho.

A gerente de Recursos Humanos, Rosângela Ferreira, conta que o objetivo inicial foi treinar todos os gerentes. O “Programa de Desenvolvimento Gerencial” durou três anos. Nos primeiros módulos foram trabalhados temas básicos, como liderança, gestão do tempo, feedback e comunicação assertiva. “Depois, entendemos que precisávamos avançar e começamos a trabalhar com questões específicas, como visão e valores e o papel dos gerentes dentro de uma empresa de tecnologia”, destaca.

Segundo Rosângela, 90% dos gerentes da companhia nunca haviam ocupado cargos de liderança até então, por isso, foi necessário trabalhar bem os conceitos com eles. “São coisas que não se aprende na faculdade. O trabalho precisa ser organizado dentro da cultura e valores da empresa”, argumenta.

O consultor da Caput Consultoria Wellington Moreira lembra que foram mais de 12 módulos ao longo do programa e considera o trabalho muito bem-sucedido. “Muitos dos gestores que estavam em formação na época agora são os principais executivos da companhia.”

A Caput também trabalhou em outros dois programas internos, um para o desenvolvimento de gestores comerciais, e outro para a formação de supervisores. A gerente de RH da OnixSat lembra que os gestores comerciais haviam começado na empresa como vendedores e, depois de promovidos, tinham que comandar o trabalho de uma equipe de até oito pessoas. “Só que eles não tinham experiência para ocupar o cargo de gerente regional”, aponta.

Rosângela afirma que, com a capacitação dos supervisores, toda a linha hierárquica da empresa – estratégica, tática e operacional – foi capacitada e isso resultou na melhoria da comunicação entre o próprio RH e os líderes da OnixSat. “Quando as pessoas estão mais qualificadas e focadas no negócio, fica muito mais fácil de conversar. Em alguns momentos, era muito difícil explicar para um supervisor que ele precisava dar feedback para seus liderados, já que não fazia parte da rotina dele.”

Além dos módulos aplicados com os gestores de diferentes áreas, a Caput também promoveu cursos para os vendedores, palestras para todos os colaboradores em eventos internos e convenções da empresa, e treinamentos vivenciais.

A gerente de RH, Rosângela Ferreira, explica que seria impossível realizar todas essas ações internamente, já que isto implicaria manter um consultor dentro do departamento. Para ela, trazer pessoas de fora é importante porque elas não estão “contaminadas” no processo e ainda contribuem para “oxigenar”. “É fundamental também para o funcionário ver que a empresa está investindo nele”, acrescenta.

Passada a etapa dos treinamentos presenciais promovidos por uma consultoria externa, a OnixSat investe agora em um trabalho interno de coaching. “Passamos a trabalhar as particularidades de cada indivíduo, diferente do que ocorre num treinamento coletivo”, explica Rosângela.

Clique aqui para ver outros cases da Caput Consultoria.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?