Cases de Sucesso

Unimed Londrina capacita enfermeiros e diminui rotatividade entre técnicos

Um dos trabalhos mais importantes realizados pela Caput na operadora de saúde foi o desenvolvimento de lideranças dentro do DOM, uma das principais áreas da empresa
caroline zucco unimed
Para a analista de educação corporativa da Unimed Londrina, Caroline Zucco, a consultoria externa traz uma visão neutra para o negócio

Com uma carteira de cerca de 190 mil clientes, a Unimed Londrina atua há 45 anos como líder do mercado regional de planos de saúde. A cooperativa dá assistência em Londrina e outras 28 cidades do Norte do Paraná. Para oferecer um bom atendimento à rede credenciada, a operadora investe em treinamentos de lideranças para suas equipes e a Caput Consultoria tem auxiliado neste processo desde 2011.

Como explica a analista de educação corporativa da Unimed Londrina, Caroline Zucco, os primeiros contatos entre a cooperativa e a Caput ocorreram durante eventos promovidos para equipes internas de atendimento e vendas. “Essas experiências nos fizeram criar um vínculo de confiança”, destaca.

Foi então que a operadora de saúde decidiu, em 2014, pedir ajuda dos consultores para promover um treinamento voltado às lideranças de alguns de seus prestadores de serviços, como hospitais e clínicas. Participaram enfermeiros coordenadores e analistas responsáveis pelo atendimento aos pacientes. Caroline ressalta que treinar estes profissionais foi muito importante, porque é por meio deles que os clientes da Unimed entram em contato com os serviços do plano de saúde.

Ela lembra que a cooperativa realizou três módulos de treinamento de 12 horas cada um. “Os temas foram ‘Autoconhecimento’, ‘Estilos de liderança’ e ‘Como trabalhar com alta performance’. É um programa que a Caput tem no portfólio, mas que nós adaptamos para as nossas necessidades”, conta. O resultado foi muito positivo, já que os participantes conseguiram levar o aprendizado para a rotina diária.

O trabalho mais impactante, porém, ocorreu um ano depois, em 2015, na opinião de Caroline. Foi com os colaboradores de uma das maiores e mais importantes áreas da Unimed, o Serviço de Atenção Domiciliar, conhecido como DOM. O setor é composto por cerca de 100 profissionais. São um coordenador, 12 enfermeiros, um farmacêutico, além de analistas administrativos e algumas dezenas de técnicos de enfermagem.

Cada enfermeiro é responsável por uma equipe de aproximadamente oito técnicos. O problema é que os profissionais de enfermagem não trazem consigo uma bagagem de gestão de pessoas. “Geralmente, eles saem da faculdade com uma visão mais técnica, mas no dia a dia de trabalho acabam assumindo posições de liderança. E aí aparecem os desafios”, explica Caroline.

O sucesso do treinamento, na avaliação da analista de educação corporativa, foi a união de uma abordagem comportamental com ferramentas práticas que puderam ser aplicadas na rotina do DOM. Os seis módulos foram voltados para assuntos como Liderança, Gestão do Tempo e Gestão de Mudanças. “Todos os módulos tiveram avaliações de 9 a 10. E é uma equipe bastante crítica, exigente. Já tínhamos realizado outras ações e não tivemos essa avaliação tão positiva. Então, realmente sentimos que foi muito eficaz”, comemora.

Além do feedback positivo para os cursos, o treinamento rendeu à Unimed Londrina uma estabilidade na rotatividade de profissionais, principalmente dos técnicos de enfermagem, e menos conflitos internos no setor. “Os enfermeiros estão mais preparados para lidar com as diversas situações envolvendo seus liderados. Percebemos que esse é um projeto contínuo, porque o técnico de enfermagem tem um dia a dia muito desgastante. Então, desenvolver essas lideranças de enfermagem é importante para que elas exerçam bem o papel de motivar e orientar seus subordinados.”

Segundo o consultor da Caput Flávio Moura, os líderes que atuam no DOM tiveram uma participação bastante ativa nos treinamentos, demonstrando grande interesse sobre os temas abordados. “Quando isso acontece, contribui muito para o processo de mudança e agiliza a melhoria dos resultados”, afirma. Ele destaca ainda que, como existia um tempo entre um módulo e outro, foi possível implementar aquilo que foi discutido nos treinamentos e retomar essa discussão, avaliando o que estava dando certo e as possíveis dificuldades. “Essa relação entre teoria e prática é fundamental para o processo de desenvolvimento.”

Caroline Zucco reforça que a Unimed Londrina valoriza bastante os treinamentos internos, organizados pelos próprios colaboradores da empresa. Porém, a vantagem de contratar consultores externos para a capacitação dos funcionários é a visão neutra que eles trazem para o negócio. “É uma troca muito positiva, que enriquece o nosso trabalho”, afirma.

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