Blog

Como um curso de fim de semana pode capacitar seus líderes

Se for bem planejado e com foco definido, o treinamento pode render ótimos resultados para a empresa. Listamos algumas dicas para você não errar nem desperdiçar tempo e dinheiro
curso de fim de semana
O treinamento tem que ser dinâmico, proporcionar vivências enriquecedoras e apresentar exemplos práticos para que os líderes se mexam nas cadeiras

A crise afetou o orçamento da sua empresa, mas você reconhece a importância de treinar e motivar os seus líderes? Um curso de fim de semana, bem planejado e com foco definido, pode te ajudar nesta missão. Já falamos em outros posts aqui no blog da importância de investir em capacitação, principalmente em momentos de incerteza. Mas para não desperdiçar tempo e dinheiro, anote essas recomendações:

Comece pelo básico

Se a sua empresa não tem o costume de promover treinamentos para líderes, procure abordar neste evento um conteúdo objetivo e prático. Explore conceitos sobre “o que é liderança” e qual papel cada profissional exerce nos diferentes níveis de gestão da empresa, por exemplo. Não adianta querer se aprofundar demais nos temas. Só o fato de alinhar alguns conceitos importantes já vai fazer com que o treinamento gere bons resultados.

Cause impacto

Se você quiser despertar a atenção dos seus líderes para a importância daquilo que estão estudando, é preciso fazer com eles vivam um processo prazeroso de descoberta. Mas isso vai depender muito da metodologia escolhida para transmitir o conteúdo e de quem irá ministrá-lo. O treinamento tem que ser dinâmico, proporcionar vivências enriquecedoras e apresentar exemplos práticos para fazer com que os líderes realmente se mexam nas cadeiras. Já que não dá para aprender numa “escala homeopática”, neste curso de fim de semana a aprendizagem tem que ocorrer na “base do impacto”.

Contrate um consultor externo

Também recomendamos a contratação de um bom consultor externo para ministrar o curso. Dificilmente, pessoas da “casa” vão conseguir dar o tom necessário para que o treinamento surta os efeitos que vocês querem. Além disso, tomem o cuidado de escolher um profissional com experiência em desenvolvimento de lideranças e com competência para provocar o tipo de estímulo que os participantes precisam receber durante o evento.

Defina um plano de ação

De nada adianta ensinar algo novo, causar impacto e capacitar os líderes de verdade se, depois do treinamento, eles não forem motivados a colocar o aprendizado em prática, no dia a dia de trabalho. Por isso, é essencial traçar um plano de ação, que pode ser composto de duas ou três tarefas que os participantes tenham que fazer como “lição de casa”. No final do curso, liste filmes e livros para complementar e ampliar o conhecimento adquirido naquele fim de semana. Se o treinamento realmente mexeu com os seus gestores, eles vão sair ávidos por mais ensinamentos e motivados a fazer algo novo.

Cuide dos detalhes

Se o curso tiver de acontecer realmente num fim de semana, programe-o para sexta e/ou sábado. Evite domingos ou feriados, para que os seus gestores não se sintam penalizados, e também porque o aproveitamento tende a ser menor.

Escolha um local adequado para o curso – preferencialmente fora das dependências da empresa –, providencie um coffee break agradável e, se possível, faça com que todos almocem juntos. Desta forma, eles se sentirão cuidados, valorizados, importantes.

Terminado o curso, prepare-se. Se você seguiu à risca todas as dicas acima, o treinamento será um sucesso, a sua companhia verá os resultados na prática e os seus líderes vão querer mais. Você vai ver que valeu a pena ter investido no desenvolvimento de lideranças!

Ficou com dúvidas sobre como planejar um curso de fim de semana? Deixe sua pergunta no campo de comentários abaixo!

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?