Blog

Conheça os cursos com menor procura da UEL

Jornal de Londrina – 28 de janeiro de 2014 – Ano 25 – N° 7.663 – Página 05 (Carlos Moreira)

x1 A cada ano, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) oferece quase 3,1 mil vagas em 44 cursos de graduação no vestibular. Enquanto Medicina chega a ter concorrência de mais de 70 candidatos por vaga, outros cursos têm poucos interessados.

 

Neste ano, a UEL realizou quatro chamadas após o vestibular e 578 vagas, quase 18% do total, sobraram e serão disputadas por quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso continuem abertas, serão ofertadas para quem tem diploma universitário. Em 2013, 400 vagas “sobraram” após o vestibular e as chamadas, quase o mesmo número de 2012: 399.

 

Nos últimos três anos, Esporte, Pedagogia, Biblioteconomia e Letras não conseguiram preencher dezenas de vagas com o vestibular e as chamadas subsequentes. O curso de Esporte ofereceu, para 2014, 60 vagas, mas 19 candidatos se matricularam após o processo seletivo e as chamadas. Restaram 41 para quem fez o Enem e tem o diploma de curso superior. Para as turmas matutinas de Pedagogia, a UEL lançou 240 vagas nos vestibulares para os anos letivos de 2012, 2013 e 2014, mas apenas 135 foram ocupadas.

 

“As vagas não ficam ociosas nem são perdidas. Abrindo para o Enem, há mais chances para mais gente estudar na UEL, mesmo que não tenha feito o vestibular”, explica o coordenador da comissão permanente de seleção da instituição, Roberto Mantoani. “Cada curso tem um motivo específico pelo qual as vagas não são preenchidas. Vale ressaltar que muita gente não atinge o mínimo [de pontuação] no vestibular.” Zerar na redação é um dos motivos mais comuns de exclusão automática de candidatos na disputa.

 

Para o consultor da Caput e especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos Carlos Moreira, as profissionais com dificuldades para preencher cadeiras não estão fadadas a desaparecer, mas têm de se reinventar. Apesar de muitas delas serem refutadas por conta da remuneração, ele faz um alerta importante. “Ser professor, por exemplo, pode não parecer uma boa escolha. Mas, como em qualquer profissão, quem é bom pode se tornar uma referência e ser bem remunerado. Não é fácil, mas a enxurrada de gente despreparada absorvida pelo mercado faz os salários serem mais baixos.”

 

Cursos com mais sobra de vagas*
Esporte (integral) – 135 vagas
Pedagogia (matutino) – 105 vagas
Biblioteconomia (noturno) – 99 vagas
Letras-Português – 96 vagas
Educação Física (bacharelado/noturno) – 91 vagas
Química (licenciatura/noturno) – 80 vagas
Pedagogia (noturno) – 81 vagas
Arquivologia – 78 vagas
Matemática (licenciatura/noturno) – 72 vagas
Física (licenciatura/noturno) – 55 vagas
*Nos anos 2012, 2013 e 2014
Versão online: http://goo.gl/eQFCkL

Versão impressa: 
clipping-jornaldelondrina-28jan2014-carlosmoreira

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?