Imprensa

Muito Além do Transporte

Logística boa envolve a empresa, seus fornecedores e clientes.

além-transporteConsiderada por muito tempo como o grande custo das empresas, a logística virou fator de diferenciação. Responsável pela agilidade do fluxo de informações e racionalização do processo produtivo, tem papel importante no aumento da margem de lucro pelo fato de contribuir para a redução de custos. “De vilã, passou a ser oportunidade”, afirma Flávio Moura, especialista em engenharia da produção e consultor da Caput Consultoria.

Por que a logística é o centro dos debates?
Flávio Moura – Alguns discutem porque é moda, mas há motivos mais concretos. O poder do consumidor sobre as empresas nunca foi tão intenso como nos tempos atuais, e mesmo quem não atua em contato direto com o elo final da cadeia produtiva já se deparou com essa verdade. O cliente quer respostas rápidas, agilidade e preço reduzido, mas o grande desafio é como conseguir isso. Daí a importância da logística.

Isso vale para empresas de todos os portes?
FM – A logística deve ser preocupação de todas as empresas que se dispõem a transformar e a comercializar algum tipo de produto ou serviço, independentemente de seu porte. Precisa estar alinhada à estratégia da organização, pois assim é possível direcionar os esforços e identificar oportunidades que contribuam para atingir os objetivos propostos.

Como escolher a logística certa?
FM – Existem muitos modelos de operação logística, uns simples e outros extremamente complexos, por isso é essencial a empresa atentar para questões como quantidade de fornecedores e clientes, onde estão localizados e a importância de cada um em termos de volume de compras e vendas. Nenhuma empresa sobrevive sozinha, seus fornecedores e clientes devem ser envolvidos em todos os processos. A dependência é real e decisiva.

Transporte eficiente dos produtos é logística?
FM – Para alguns, a logística é somente transporte, mas ela vai muito além. É a responsável pelo planejamento, pela implementação e pelo controle de todo o fluxo de movimentação e armazenagem de produtos e serviços, desde o ponto de origem da matéria-prima até seu consumo final. Engloba, por exemplo, política de estoque, estruturas de armazenagem, equipamentos e métodos de movimentação de materiais e transporte adequado. Cria estruturas que realmente atendem as necessidades e o nível de serviço que o cliente exige.

Logística é cara?
FM – Por muito tempo, foi vista de forma operacional e considerada o grande custo das empresas. Hoje, embora o custo ainda preocupe, as organizações veem a logística como fator de diferenciação, quer seja na disponibilidade dos produtos, na agilidade da entrega e até na participação do aumento da margem de lucro, através de redução nos custos. De vilã, passou a ser oportunidade.

Em termos de país, como vai a infraestrutura logística?
FM – Há muito, o Brasil não investe em infraestrutura logística, por isso, o que é feito parece pouco representativo. Temos oportunidades a serem exploradas, mas é preciso que a iniciativa privada e o governo sejam parceiros e busquem a melhoria para o país e não somente para poucos privilegiados.

“O cliente quer respostas rápidas,agilidade e preço reduzido, mas o grande desafio é como conseguir isso. Daí a importância da logística.” Flávio Moura
Fonte: Eletrolar News (Leda Cavalcanti)

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?