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Conflito de Gerações nas Empresas

Pela primeira vez, as organizações estão enfrentando uma situação inédita: quatro gerações trabalhando juntas.

conflito-geraçõesPela primeira vez, as organizações estão enfrentando uma situação inédita: quatro gerações trabalhando juntas. Um dos principais motivos deste fenômeno é que há um grande número de pessoas adiando sua saída do mercado de trabalho pelos mais diversos motivos. Os que se aposentavam aos 50 anos, agora finalizam suas carreiras aos 65 ou mais, por exemplo.

No entanto, a diversidade de gerações nas empresas tem causado um efeito colateral, os conflitos de relacionamento. Por terem idades diferentes, esses profissionais possuem perspectivas, aspirações e visão de mundo díspares, o que as leva a buscar o mesmo objetivo a seu modo e têm causado problemas que preocupam as empresas nas quais atuam.

E quais são estas gerações? Os chamados baby-boomers, são os profissionais que possuem acima de 50 anos, são os mais tradicionais e que valorizam o status e a ascensão profissional. A Geração X, que tem de 35 a 50 anos é formada por pessoas mais céticas, porém flexíveis e também é marcada pela inserção das mulheres no mercado.

A Geração Y, com 22 a 30 anos, é otimista, multifuncional e aceita a diversidade. E por fim, a Geração Z é a mais jovem (de 16 a 18 anos) e está totalmente ligada à alta tecnologia, valoriza os relacionamentos virtuais e, por consequência, apresenta dificuldades quando precisa interagir presencialmente.

O maior problema tem sido conciliar todas as peculiaridades das gerações e trabalhar com suas perspectivas. As empresas precisam cumprir seus objetivos, bem como seus profissionais, o que passa a ser uma difícil tarefa quando as pessoas têm de atuar num ambiente de discórdia e conflitos disfuncionais periódicos.

Portanto, o desafio das companhias é gerenciar os conflitos que nascem das discordâncias cotidianas entre gerentes mais velhos e subordinados mais novos – ou o inverso – e até entre os pares, quando todos sabem que é necessário entregarem bons resultados.

O consultor de empresas Wellington Moreira, da Caput Consultoria, comenta que algumas estratégias de comunicação e integração são indispensáveis para manter harmoniosamente o clima de trabalho. “Para evitar conflitos entre as quatro gerações, é necessário desenvolver ações em equipe, além de possibilitar eventos nos quais as pessoas compreendam que suas diferenças precisam ser vistas como oportunidades de desenvolvimento para todos, e não aquilo que impede o trabalho de alta performance”, destaca. “Além disto, é importante que sejam promovidos treinamentos comportamentais para que as diferentes gerações possam se conhecer e se respeitar, com a decorrente melhoria do clima organizacional”.

Fonte: Relacionamento Caput Consultoria.

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