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Como ser um verdadeiro líder

Aprenda neste artigo os 50 princípios para se tornar gestor inspirador e eficaz.

Business People Holding Hands and WalkingApós consultar inúmeras obras, assistir diversos filmes que tratam da habilidade de liderança, presenciar a atuação de muitos líderes da história e dos tempos atuais e implantar a liderança durante as minhas atividades junto a equipes, cheguei à conclusão de que um verdadeiro líder é aquele que sabe respeitar e jamais esquece de observar os 50 princípios abaixo apresentados. Confira!

Para que você se torne um líder é imprescindível que:

1. Respeite a individualidade de cada colaborador;

2. Saiba superar as situações difíceis, enfrentando os desafios;

3. Cultive seus relacionamentos;

4. Em todas as situações, busque conhecer todos os fatos e compreender os fatores envolvidos;

5. Ouça seu coração, escute sua voz interior, valorize as sensações e impressões pessoais;

6. Encoraje as pessoas a lhe darem uma chance de provar que você é capaz;

7. Tenha sempre a visão do todo;

8. Trabalhe em equipe;

9. Comunique-se;

10. Seja um bom negociador;

11. Oriente-se para o resultado;

12. Comprometa-se e “ponha a mão na massa”; trabalhe junto com a sua equipe;

13. Perceba e desenvolva qualidades extraordinárias em pessoas comuns, alocando-as nas funções certas – aquelas em que podem exercer seus talentos. Enfim, inspire as pessoas;

14. Una as grandes habilidades de cada membro;

15. Destaque e retire as melhores qualidades de cada individuo e transforme em resultados;

16. Compartilhe a informação, a autoridade, o compromisso e o resultado;

17. Motive sua equipe. Eleve a auto-estima de todos.

18. Elogie publicamente cada um dos seus colaboradores;

19. Critique, isoladamente, os erros;

20. Nunca esqueça que o líder tem sempre algo a aprender. Por isso, cultive a humildade;

21. Mantenha sua equipe informada, planeje estrategicamente e defina táticas em conjunto;

22. Comemore o sucesso;

23. Debata o fracasso;

24. Transforme: discórdia em união, apatia em entusiasmo, prejuízo em lucro, ressentimento em sorriso;

25. Não existem líderes solitários. Se o líder está só, na verdade não está liderando ninguém;

26. Seja um agente multiplicador da motivação;

27. Abandone os conceitos de chefia, supervisão e gerência. Eles dão muita ênfase na tarefa ou no produto, preocupam-se muito com a organização e com o controle. Ou seja, orientação para fazer certo as coisas. O líder tem ênfase na estratégia, em alinhar pessoas com a visão em estruturar e ajustar a equipe ao trabalho. Orienta a fazer as coisas certas;

28. Saiba servir;

29. Escute as pessoas;

30. Auxilie na busca pelas suas metas;

31. Procure proporcionar a todos a realização dos seus sonhos. Alcance a sinergia e conquiste o objetivo comum;

32. Nem sempre ser líder é ser o melhor a executar a tarefa;

33. Líder entende de gente;

34. Sonhe com um futuro melhor e incentive sua equipe a começar a lutar para realizar seus sonhos;

35. Quando na equipe impera a fofoca, os jogos de poder e os interesses individuais acima do grupo, é sinal de que a liderança da equipe está fraca. É, então, o momento de alguém da equipe chamar o grupo para conversar, deixar cada um expressar suas insatisfações e desejos e, a partir daí, criar o futuro que todos querem construir;

36. Encante o seu colaborador (seu cliente);

37. Ser líder é participar, contagiar a equipe com atitudes positivas:

– fale calmamente e procure escutá-los para saber como está a motivação pessoal e profissional de cada um.

– seja um solucionador e não um causador de problemas. Dê bom exemplo para poder ser respeitado. ** Não reclame, encontre uma solução para os problemas!

– use frases mágicas: “Por favor” “Obrigado” “Poderíamos…” “É interessante que…”

– auto-estima: contagiar com otimismo e garra

– seja educado nas situações humanas ou técnicas, delicadas ou embaraçosas, sempre mantendo a CALMA, o CONTROLE e o EQUILÍBRIO. Procure agir sempre serenamente, sem irritações, nervosismo ou agressividade, pedindo e não mandando, assim você transmitirá segurança e confiança à sua equipe de trabalho;

– saiba delegar tarefas

38. Toque primeiro o coração das pessoas, depois estimule-as a agir;

39. Forme outros líderes;

40. Orquestre o trabalho dos outros;

41. Adquira a confiança dos outros;

42. Estabeleça objetivos e busque atingir os resultados;

43. Provoque mudanças, proponha inovações quanto às necessidades da equipe, tome atitudes preventivas, elenque os obstáculos, estabeleça alternativas;

44. Cultive a Gestão Participativa;

45. Acompanhe todo o processo de trabalho e faça com que funcione. Sua função principal é orientar a forma correta de trabalho;

46. Faça as coisas acontecerem;

47. O líder cumpre a função de trazer mudança às necessidades das pessoas e determina a direção que as pessoas devem seguir. Mostra a direção.

48. Identifique e capitalize aspectos comuns capazes de unir as pessoas;

49. Aprenda a negociar com grandes e pequenos. É fundamental cooperar e alinhar interesses;

50. Seja primeiramente líder de si mesmo!

Procure implantar aos poucos cada princípio na sua vida, remodele seus comportamentos e terá os resultados que espera.

Tenha uma ótima semana com muita liderança!!

Redação Caput Consultoria

Produzido pela equipe de Comunicação da Caput Consultoria, em parceria com nossos consultores especialistas em Desenvolvimento de Liderança, para levar até você conteúdos relevantes e atualizados.

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