Após consultar inúmeras obras, assistir diversos filmes que tratam da habilidade de liderança, presenciar a atuação de muitos líderes da história e dos tempos atuais e implantar a liderança durante as minhas atividades junto a equipes, cheguei à conclusão de que um verdadeiro líder é aquele que sabe respeitar e jamais esquece de observar os 50 princípios abaixo apresentados. Confira!
Para que você se torne um líder é imprescindível que:
1. Respeite a individualidade de cada colaborador;
2. Saiba superar as situações difíceis, enfrentando os desafios;
3. Cultive seus relacionamentos;
4. Em todas as situações, busque conhecer todos os fatos e compreender os fatores envolvidos;
5. Ouça seu coração, escute sua voz interior, valorize as sensações e impressões pessoais;
6. Encoraje as pessoas a lhe darem uma chance de provar que você é capaz;
7. Tenha sempre a visão do todo;
9. Comunique-se;
10. Seja um bom negociador;
11. Oriente-se para o resultado;
12. Comprometa-se e “ponha a mão na massa”; trabalhe junto com a sua equipe;
13. Perceba e desenvolva qualidades extraordinárias em pessoas comuns, alocando-as nas funções certas – aquelas em que podem exercer seus talentos. Enfim, inspire as pessoas;
14. Una as grandes habilidades de cada membro;
15. Destaque e retire as melhores qualidades de cada individuo e transforme em resultados;
16. Compartilhe a informação, a autoridade, o compromisso e o resultado;
17. Motive sua equipe. Eleve a auto-estima de todos.
18. Elogie publicamente cada um dos seus colaboradores;
19. Critique, isoladamente, os erros;
20. Nunca esqueça que o líder tem sempre algo a aprender. Por isso, cultive a humildade;
21. Mantenha sua equipe informada, planeje estrategicamente e defina táticas em conjunto;
22. Comemore o sucesso;
23. Debata o fracasso;
24. Transforme: discórdia em união, apatia em entusiasmo, prejuízo em lucro, ressentimento em sorriso;
25. Não existem líderes solitários. Se o líder está só, na verdade não está liderando ninguém;
26. Seja um agente multiplicador da motivação;
27. Abandone os conceitos de chefia, supervisão e gerência. Eles dão muita ênfase na tarefa ou no produto, preocupam-se muito com a organização e com o controle. Ou seja, orientação para fazer certo as coisas. O líder tem ênfase na estratégia, em alinhar pessoas com a visão em estruturar e ajustar a equipe ao trabalho. Orienta a fazer as coisas certas;
28. Saiba servir;
29. Escute as pessoas;
30. Auxilie na busca pelas suas metas;
31. Procure proporcionar a todos a realização dos seus sonhos. Alcance a sinergia e conquiste o objetivo comum;
32. Nem sempre ser líder é ser o melhor a executar a tarefa;
33. Líder entende de gente;
34. Sonhe com um futuro melhor e incentive sua equipe a começar a lutar para realizar seus sonhos;
35. Quando na equipe impera a fofoca, os jogos de poder e os interesses individuais acima do grupo, é sinal de que a liderança da equipe está fraca. É, então, o momento de alguém da equipe chamar o grupo para conversar, deixar cada um expressar suas insatisfações e desejos e, a partir daí, criar o futuro que todos querem construir;
36. Encante o seu colaborador (seu cliente);
37. Ser líder é participar, contagiar a equipe com atitudes positivas:
– fale calmamente e procure escutá-los para saber como está a motivação pessoal e profissional de cada um.
– seja um solucionador e não um causador de problemas. Dê bom exemplo para poder ser respeitado. ** Não reclame, encontre uma solução para os problemas!
– use frases mágicas: “Por favor” “Obrigado” “Poderíamos…” “É interessante que…”
– auto-estima: contagiar com otimismo e garra
– seja educado nas situações humanas ou técnicas, delicadas ou embaraçosas, sempre mantendo a CALMA, o CONTROLE e o EQUILÍBRIO. Procure agir sempre serenamente, sem irritações, nervosismo ou agressividade, pedindo e não mandando, assim você transmitirá segurança e confiança à sua equipe de trabalho;
– saiba delegar tarefas
38. Toque primeiro o coração das pessoas, depois estimule-as a agir;
39. Forme outros líderes;
40. Orquestre o trabalho dos outros;
41. Adquira a confiança dos outros;
42. Estabeleça objetivos e busque atingir os resultados;
43. Provoque mudanças, proponha inovações quanto às necessidades da equipe, tome atitudes preventivas, elenque os obstáculos, estabeleça alternativas;
44. Cultive a Gestão Participativa;
45. Acompanhe todo o processo de trabalho e faça com que funcione. Sua função principal é orientar a forma correta de trabalho;
46. Faça as coisas acontecerem;
47. O líder cumpre a função de trazer mudança às necessidades das pessoas e determina a direção que as pessoas devem seguir. Mostra a direção.
48. Identifique e capitalize aspectos comuns capazes de unir as pessoas;
49. Aprenda a negociar com grandes e pequenos. É fundamental cooperar e alinhar interesses;
50. Seja primeiramente líder de si mesmo!
Procure implantar aos poucos cada princípio na sua vida, remodele seus comportamentos e terá os resultados que espera.
Tenha uma ótima semana com muita liderança!!