Um relatório publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial revelou quais são as 10 competências que nortearão o mundo do trabalho de agora em diante. Vale conferir a relação abaixo, pois apesar de você já ter ciência sobre a maior parte delas, o foco mudou em alguns casos.
1) Resolução de problemas complexos
Como as novas tecnologias nos ajudam cada vez mais a resolver as questões simples do dia a dia, passamos a ser avaliados pela capacidade de solucionar os novos e difíceis problemas que surgem a toda hora. O sucesso no cumprimento da rotina já não diferencia ninguém.
2) Pensamento crítico
Somos bombardeados diariamente por muitas informações e, nesse contexto, o desafio maior é saber filtrar aquilo que é relevante do que não serve para nada. Portanto, envolve a capacidade de avaliar a consistência de qualquer afirmação, sem ser cético ou crítico ao extremo.
3) Criatividade
Empresas com vantagem competitiva sustentável geralmente são aquelas que inovam. Mas, como fazer isso sem pessoas que pensem “fora da caixa”? A criatividade será mais valorizada ainda, apesar de a maior parte das companhias não conseguirem lidar direito com esse tipo de profissional.
4) Liderança e gestão de pessoas
Ser inspirador, desenvolver equipes e selecionar as pessoas certas para cada tipo de trabalho não é mais algo que se espera apenas de quem ocupa um papel formal de gestão. Com empresas horizontalizadas, saber influenciar e lidar com gente agora é papel de todo mundo.
5) Trabalho em equipe
Com times mais heterogêneos em razão da busca pela diversidade, trabalhar bem em equipe não é nada simples. Como você age quando tem ao lado colegas que pensam diferente e seus traços de personalidade não se encaixam naturalmente com os deles?
6) Inteligência emocional
Não tenha dúvida de que uma conversa fora do tom pode fazer com que a reputação que você levou anos para construir seja jogada no lixo. Cada vez mais seremos cobrados por saber dominar nossas emoções e também ajustar o comportamento dependendo do humor dos outros.
7) Julgamento e tomada de decisão
À medida que as organizações coletam mais dados, elas precisam de pessoas que possam analisá-los em profundidade e usá-los para tomar decisões inteligentes. Essa competência, portanto, tem a ver com avaliar os fatos e saber o que fazer com eles, como e quando.
8) Orientação a serviços
Profissionais que apreciam servir outros seres humanos, sejam eles seus superiores, pares, subordinados, clientes ou fornecedores – sem o exagero de se tornar servos subservientes – são muito valiosos numa sociedade que busca conveniência e praticidade.
9) Negociação
Antigamente, esperávamos que apenas os profissionais que atuam na área comercial fossem bons negociadores. No entanto, a arte de fazer com que o outro diga sim aos nossos pedidos passou a ser uma competência requerida em praticamente todo tipo de ocupação profissional.
10) Flexibilidade cognitiva
Precisamos ser ginastas mentais, flexíveis o suficiente para balançar, pular e girar entre diferentes pensamentos. Quanto mais você estiver aberto a absorver novos aprendizados, mais fácil será enxergar novos padrões e formular boas ideias.
Agora faço um convite a você: reserve mais alguns minutinhos do seu tempo para avaliar o estágio do seu desenvolvimento nessas 10 competências. Quais delas você domina e são muito relevantes na sua profissão atual? E quais precisa desenvolver logo?