Existem filmes que parecem ter sido feitos para discutir o dia a dia de uma empresa, principalmente quando precisamos entender melhor o tema liderança. Mas, ao contrário do que se imagina, usar o cinema como ferramenta de treinamento não é uma tarefa tão simples. Isso porque não basta apenas reunir os colaboradores e apertar o “play”. É preciso ficar atento a alguns requisitos básicos para ter sucesso nesse tipo de capacitação.
Não marque bobeira! Pegue um bloquinho e anote essas dicas:
Escolha um tema. A primeira coisa, antes mesmo de escolher o filme, é definir qual tema será trabalhado no treinamento. É preciso ficar muito claro para quem está preparando a capacitação que o objetivo é trabalhar competências e não propriamente o filme. Após escolher o assunto (desenvolvimento de equipes, por exemplo), aí sim você vai começar a sua pesquisa pelo longa com o perfil ideal.
Estude o filme. É muito importante que a pessoa que vai conduzir a capacitação conheça profundamente o filme que será trabalhado. Não basta tê-lo assistido apenas uma vez. É necessário estudar a proposta do roteirista, os personagens, e saber muito bem como discutir a mensagem central com os participantes.
Às vezes, não é necessário trabalhar o filme inteiro. É possível fazer recortes e exibir apenas cenas relacionadas às competências que você quer trabalhar com os seus líderes. Edite os momentos-chave e discuta-os com os participantes. Pode ser uma forma de deixar o treinamento mais dinâmico e poupar o tempo dos seus gestores. Mas não se esqueça que alguns filmes precisam ser vistos do começo ao fim para que a mensagem seja compreendida.
Se possível, faça a sessão fora da empresa. Alguns gestores podem se sentir desconfortáveis ou pensar que estão perdendo tempo, principalmente se o longa-metragem for projetado durante o horário de expediente. Caso não seja possível conduzi-los a um local externo, então programe a sessão para o final do horário de trabalho.
Crie um clima. Invista num telão e qualidade de som para causar impacto. Cadeiras confortáveis e uma pipoquinha também são indispensáveis para deixar seus gestores mais animados e relaxados. Construir um cenário para esse treinamento pode fazer toda a diferença para o sucesso e comprometimento dos participantes.
Fique atento
Todas essas dicas acima são importantes para atingir os objetivos almejados com a capacitação, mas é importante ficar atento a duas questões antes de aplicar esse tipo de treinamento:
Não funciona com todos os gestores. Avalie se os líderes da sua empresa são abertos a essa metodologia de treinamento. Aqueles que são mais “visuais” costumam gostar e aprender muito, porém, para as pessoas auditivas, os treinamentos no formato tradicional (com conteúdo explanado) funcionam melhor.
Avalie o histórico da empresa. É muito importante saber se esse tipo de treinamento já foi aplicado antes na companhia e como os gestores o receberam. Deu resultado ou só gerou reclamações? Não adianta investir tempo em algo que você, de antemão, sabe que não trará um bom retorno.
E aí, anotou todas as dicas? Nos próximos posts vamos listar alguns filmes para você usar nos seus treinamentos de gestão.
Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta no campo de comentários logo abaixo!