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Conheça o método mais eficaz para desenvolver líderes

Para ter sucesso na capacitação de líderes, você deve aplicar 3 estratégias de aprendizagem. Veja quais são elas e o nível de importância de cada uma

Você investe em treinamento de liderança mas não vê resultados na prática? Esta é uma das principais reclamações das empresas com relação à capacitação de seus gestores. Mas a verdade é que a formação de líderes não pode se resumir apenas em promover treinamentos formais dentro ou fora da empresa – palestras e cursos, por exemplo. Estudos mostram que a maior parte do aprendizado ocorre na prática, quando as pessoas não estão em sala de aula.

Claro que a forma tradicional de ensino não pode ser ignorada. Ela é parte essencial do processo de aprendizagem e é por meio dela que tudo começa a se transformar. Mas também é importante que os líderes recebam “lições de casa” a fim de tirarem o aprendizado do papel e colocá-lo em sua rotina diária de trabalho.

Objetivamente, para ter sucesso na capacitação de líderes, a sua empresa deve aplicar as três estratégias de aprendizagem do Método 70/20/10. Veja quais são elas e o nível de importância que cada uma tem no processo de formação.

Educação formal (10%)

É comprovado que o treinamento formal, feito sob medida, traz resultados significativos no desempenho dos líderes. Por isso, é importante promover cursos e estimular a leitura de obras que ampliem o conhecimento do gestor sobre vários temas e possam gerar reflexão, dentro do modelo tradicional de aprendizagem.

Troca de experiências (20%)

Não basta ensinar. A empresa também precisa criar um ambiente ou momentos nos quais os líderes tenham a chance de falar sobre o que foi aprendido com outros colegas do próprio departamento ou de diferentes áreas e, principalmente, com seus superiores diretos. Aqui, o aprendizado é construído por meio da interação. É possível aprender muito ao observar como um funcionário executa determinada tarefa ou ao preparar uma apresentação ou relatório, por exemplo.

Prática (70%)

Com o conhecimento adquirido e a troca de ideias com os colegas chegou a hora de “colocar a mão na massa”. Não basta aprender, conversar sobre o assunto e deixar por isso mesmo. É na prática que o aprendizado se consolida. Por isso, é responsabilidade da empresa definir atividades, tarefas ou projetos que devem ser desenvolvidos pelos gestores a fim de aplicarem o que foi aprendido. A maior parte do amadurecimento profissional de um líder decorre dos desafios profissionais que precisam ser enfrentados na própria rotina de trabalho. É dever das empresas, também, fiscalizar e cobrar se as tarefas delegadas estão sendo cumpridas.

Chegou o momento de transformar nossas empresas em ‘Learning Organizations’ [organizações que aprendem], ou seja, companhias nas quais o desenvolvimento de competências ocorra dentro de um processo de aprendizado contínuo​, em qualquer lugar,​ e vivencial.” Wellington Moreira, consultor da empresarial.

Se você leva os líderes para a sala de aula, mas não faz tudo que está ao seu alcance para garantir que utilizem o novo conhecimento dentro da própria rotina de trabalho logo após o treinamento, é improvável que o desempenho deles melhore. Por quê? Só cuidou de 10% daquilo que o fará um bom gestor de verdade.

Qual é a realidade da sua companhia? Vocês já exploram o método 70/20/10 no dia a dia ou ainda estão presos apenas ao modelo tradicional de aprendizagem?

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