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Conheça o método mais eficaz para desenvolver líderes

Para ter sucesso na capacitação de líderes, você deve aplicar 3 estratégias de aprendizagem. Veja quais são elas e o nível de importância de cada uma

Você investe em treinamento de liderança mas não vê resultados na prática? Esta é uma das principais reclamações das empresas com relação à capacitação de seus gestores. Mas a verdade é que a formação de líderes não pode se resumir apenas em promover treinamentos formais dentro ou fora da empresa – palestras e cursos, por exemplo. Estudos mostram que a maior parte do aprendizado ocorre na prática, quando as pessoas não estão em sala de aula.

Claro que a forma tradicional de ensino não pode ser ignorada. Ela é parte essencial do processo de aprendizagem e é por meio dela que tudo começa a se transformar. Mas também é importante que os líderes recebam “lições de casa” a fim de tirarem o aprendizado do papel e colocá-lo em sua rotina diária de trabalho.

Objetivamente, para ter sucesso na capacitação de líderes, a sua empresa deve aplicar as três estratégias de aprendizagem do Método 70/20/10. Veja quais são elas e o nível de importância que cada uma tem no processo de formação.

Educação formal (10%)

É comprovado que o treinamento formal, feito sob medida, traz resultados significativos no desempenho dos líderes. Por isso, é importante promover cursos e estimular a leitura de obras que ampliem o conhecimento do gestor sobre vários temas e possam gerar reflexão, dentro do modelo tradicional de aprendizagem.

Troca de experiências (20%)

Não basta ensinar. A empresa também precisa criar um ambiente ou momentos nos quais os líderes tenham a chance de falar sobre o que foi aprendido com outros colegas do próprio departamento ou de diferentes áreas e, principalmente, com seus superiores diretos. Aqui, o aprendizado é construído por meio da interação. É possível aprender muito ao observar como um funcionário executa determinada tarefa ou ao preparar uma apresentação ou relatório, por exemplo.

Prática (70%)

Com o conhecimento adquirido e a troca de ideias com os colegas chegou a hora de “colocar a mão na massa”. Não basta aprender, conversar sobre o assunto e deixar por isso mesmo. É na prática que o aprendizado se consolida. Por isso, é responsabilidade da empresa definir atividades, tarefas ou projetos que devem ser desenvolvidos pelos gestores a fim de aplicarem o que foi aprendido. A maior parte do amadurecimento profissional de um líder decorre dos desafios profissionais que precisam ser enfrentados na própria rotina de trabalho. É dever das empresas, também, fiscalizar e cobrar se as tarefas delegadas estão sendo cumpridas.

Chegou o momento de transformar nossas empresas em ‘Learning Organizations’ [organizações que aprendem], ou seja, companhias nas quais o desenvolvimento de competências ocorra dentro de um processo de aprendizado contínuo​, em qualquer lugar,​ e vivencial.” Wellington Moreira, consultor da empresarial.

Se você leva os líderes para a sala de aula, mas não faz tudo que está ao seu alcance para garantir que utilizem o novo conhecimento dentro da própria rotina de trabalho logo após o treinamento, é improvável que o desempenho deles melhore. Por quê? Só cuidou de 10% daquilo que o fará um bom gestor de verdade.

Qual é a realidade da sua companhia? Vocês já exploram o método 70/20/10 no dia a dia ou ainda estão presos apenas ao modelo tradicional de aprendizagem?

Redação Caput Consultoria

Produzido pela equipe de Comunicação da Caput Consultoria, em parceria com nossos consultores especialistas em Desenvolvimento de Liderança, para levar até você conteúdos relevantes e atualizados.

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