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Sua empresa é uma fábrica de líderes ou um reduto de super-heróis?

Pare de buscar profissionais caros no mercado e invista na formação dos seus colaboradores. Separamos quatro dicas para você colocar um planejamento em prática

A maior parte das empresas tem líderes, mas desconhece o que é uma cultura de liderança. Possui ocupantes de cargos de gestão sem que exista um processo de trabalho que estimule o surgimento de novas pessoas com potencial para tomar a frente das coisas.

Quando as equipes de trabalho são dependentes do seu gestor imediato estamos diante de uma empresa com líderes, mas sem liderança. Por outro lado, se os funcionários dão conta da maior parte das tarefas, ainda que os líderes não estejam por perto, a liderança é clara neste lugar.

As companhias que dependem exclusivamente da figura do líder para caminhar não costumam dar espaço para que outros profissionais cresçam e se destaquem. Já as que dão valor à liderança, incentivam que todos assumam responsabilidades na condução da empresa, mesmo que seus cargos não estejam relacionados à gestão.

“Formar um líder requer investimentos a longo prazo. Exige esforços em treinamentos para que o profissional, em primeiro lugar, se auto-lidere. É muito importante avaliar suas perspectivas em todo o processo, pois, em dado momento, ele pode demonstrar não ter o perfil desejado ou se revelar acomodado ou medroso para assumir as responsabilidades e desafios de um cargo de liderança.” Flávio Moura, consultor da Caput.

É esse simples detalhe que vai definir se a sua empresa é uma fábrica de líderes ou um reduto de super-heróis. Quando há investimento em formação e estímulo ao processo sucessório, não é necessário ir ao mercado para contratar profissionais de gestão, pois líderes são formados “aos montes” internamente. Por outro lado, se não há esse incentivo, é necessário recorrer a “super-heróis” externos para as posições de poder – ou seja, profissionais altamente qualificados, mas caros e que nem sempre se encaixam com a cultura da organização.

Mas, afinal, como transformar empresas em fábricas de líderes? Separamos quatro dicas importantes para colocar o planejamento em prática:

1 – Faça um bom recrutamento de pessoas. O ingresso de gente com potencial para desenvolvimento é chave no processo de formação de futuros líderes. Não basta olhar apenas as competências técnicas, é preciso identificar se o profissional tem perfil e interesse em assumir futuras posições de gestão.

2 – Não tenha pressa. O processo de formação de novos líderes é lento. Você começa agora para colher resultados no futuro. O desenvolvimento de pessoas leva pelo menos dois anos. Se a empresa quiser ocupar cargos de liderança antes deste prazo, terá que recorrer, novamente, aos super-heróis do mercado.

3 – Recompense seus gestores pela formação de novos líderes. A empresa precisa tornar o ambiente favorável ao desenvolvimento de pessoas com potencial. Para isso, uma dica é vincular a avaliação de desempenho dos seus gestores à capacitação de substitutos. Outro segredo é fazer essa tarefa “doer no bolso”. Condicione a remuneração variável dele ao desenvolvimento de novos líderes. Com certeza eles ficarão motivados.

4 – Foque no crescimento da empresa. Para aproveitar a mão de obra treinada, a companhia precisa estar em franco crescimento. Só assim poderá oferecer posições de destaque e que despertem o interesse de seus funcionários. Se investir em formação e limitar as oportunidades, estará apenas alimentando o mercado concorrente.

Saiba como medir os resultados

Mas como saber, afinal, se você conseguiu criar uma fábrica de líderes dentro da sua empresa? Você vai ver que todo esforço valeu a pena quando cada um de seus líderes tiver dois back-ups prontos, ou seja, dois substitutos preparados para ocupar a posição deles a qualquer momento.

Por que duas pessoas? Como a sabedoria popular lembra, “quem tem um, não tem nenhum”. Investir toda energia numa única pessoa talentosa e correr o risco de perdê-la para a concorrência não é o tipo de risco que uma fábrica de líderes aceita correr.

Diante disso tudo, como você vê a sua empresa? Ela está mais para um reduto de super-heróis ou uma fábrica de líderes? Compartilhe a história de vocês conosco.

 

 

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