Para muita gente, a chegada do ano novo é um momento precioso de reflexão sobre o que fazer de diferente ao longo do ciclo que se inicia. Aliás, é por isso que tantas pessoas que você conhece definem metas para o trabalho e vida pessoal nesta época.
Especificamente para aqueles que lideram uma equipe, algumas boas resoluções colocadas em prática costumam servir como grandes pontos de inflexão. Relacionei 10 propostas simples e práticas que você pode implantar a partir de hoje mesmo:
1) Trabalhe sua inteligência emocional. Aprender a gerenciar as próprias emoções e lidar com as dos outros pode transformar a maneira como você resolve conflitos, toma decisões e engaja sua equipe. Um líder emocionalmente inteligente costuma ser um grande gestor de pessoas.
2) Cultive a habilidade de delegar. Quem centraliza tarefas demais sobrecarrega a si mesmo e ainda impede que os outros cresçam. Confie na sua equipe e delegue responsabilidades que ajudem as pessoas a crescerem.
3) Escute seus liderados com interesse. As melhores ideias nem sempre vêm do topo e sim da equipe. Por isso, reserve momentos em sua agenda para ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, sem pressa ou interrupções.
4) Dê feedback periodicamente. Muitos líderes pecam por não comunicar com clareza o que esperam. Tornar o feedback uma prática contínua – tanto o positivo quanto o corretivo –, é essencial para o crescimento de todos.
5) Invista no desenvolvimento da sua equipe. Forneça treinamentos e crie oportunidades de aprendizado de novas funções ou tarefas, pois quando você prioriza o crescimento das pessoas também as motiva a darem o melhor de si.
6) Adote o hábito de celebrar conquistas. Muitos líderes se concentram tanto nos problemas que esquecem de comemorar as pequenas vitórias. Lembre-se: gestos simples de reconhecimento podem criar um ambiente mais leve e motivador.
7) Pratique a gratidão. Precisamos focar o alcance de resultados, mas sem esquecer de valorizar os esforços individuais. Um “obrigado” genuíno é capaz de operar milagres, ainda mais quando você precisa de pessoas profundamente engajadas no trabalho.
8) Conduza reuniões produtivas. Isto é, mantenha a objetividade e defina ações concretas no final de cada encontro em vez de apenas fomentar conversa fiada. Reuniões desnecessárias ou improdutivas só drenam o tempo e a energia das pessoas.
9) Comprometa-se a aprender algo novo. Seja um curso técnico, um idioma ou até um hobby, o aprendizado constante mantém sua mente ativa e ainda demonstra que o crescimento é um valor essencial, não apenas para a equipe, mas para você também.
10) Cuide de si mesmo. A atenção à saúde física, mental, emocional e espiritual é o que explica o sucesso de muitos líderes admiráveis. Quem negligencia seu próprio bem-estar quase sempre apresenta grandes dificuldades em cuidar de uma equipe.
É claro que todas essas resoluções não precisam ser implementadas de uma vez, porém que tal escolher algumas delas e já começar a aplicá-las? Afinal, o desenvolvimento de liderança é um processo contínuo de aprendizado, e o ano novo é o momento perfeito para começar — ou recomeçar.