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3 comportamentos que líderes apresentam na crise e como lidar com eles

Saiba identificar cada postura e ajudar seus gestores a encarar os problemas de frente e motivar suas equipes apesar do alarmismo generalizado
O comportamento dos líderes na crise faz toda a diferença no enfrentamento dos problemas

A crise econômica já não é mais novidade para as empresas brasileiras. Muitas delas, inclusive, têm enfrentado dificuldades na gestão dos negócios e encontrado inúmeros desafios para crescer. Por outro lado, sempre é bom lembrar que o sucesso em épocas turbulentas é que realmente prova a competência de um líder.

Que tipo de comportamento você tem percebido entre os gestores da sua empresa? Eles têm sabido lidar com as dificuldades e têm conseguido motivar suas equipes, apesar do alarmismo generalizado?

O comportamento dos líderes na crise – seja interna ou externa à organização, como a atual – fará uma grande diferença na busca de soluções para superar as dificuldades. E existem três posturas que podem ser facilmente identificadas entre os líderes de qualquer companhia que enfrenta turbulências: o pessimismo, o otimismo e o realismo.

Saiba como identificar e diferenciar cada uma delas:

O “pessimista”

O líder pessimista é aquele que, diante de uma grande dificuldade, cria um clima de pânico ao seu redor. Ele se faz de vítima – transferindo a responsabilidade para terceiros –, transmite insegurança para a equipe, fica totalmente paralisado e não sabe qual caminho tomar para mudar a situação que foge do seu controle.

O “otimista”

O gestor otimista tende a achar que as coisas vão se resolver por si próprias e que o problema não é assim tão grande. Vive num mundo de fantasia no qual as discussões acerca daquilo que precisa ser feito não são prioridade, já que o melhor é esperar a poeira baixar. Daí, quando cai na realidade e vê que não há mais tempo para agir, tende a se transformar num pessimista.

O “realista”

O realista é – como a própria palavra sugere – aquele líder que confronta a realidade. Ele consegue identificar os problemas, enxergar oportunidades e o que precisa ser feito no curto prazo. Desta forma, toma decisões maduras e conduz a equipe por um caminho seguro.

“Um período de turbulência é muito perigoso, mas o maior perigo é a tentação de negar a realidade.” Peter Ducker, em Administração em períodos de turbulência.

Mas como fazer com que seus líderes tenham um comportamento realista diante de crises? Três dicas básicas podem ser colocadas em prática para ajudar os gestores da sua empresa a confrontarem a realidade em momentos difíceis:

1) Ajude-os a admitir os próprios pontos fracos e suas competências. Enquanto se acharem poderosos além da conta ou totalmente incapazes, preferirão o otimismo ou o pessimismo.

2) Procure colocá-los em contato com pessoas realistas. Além de compreender a real situação da crise que a empresa enfrenta, passarão a enxergar novas possibilidades e ficarão motivados a agir.

3) Passe a acompanhá-los mais de perto. Só assim seus gestores saberão se estão entregando os resultados que a empresa espera, o que precisa ser melhorado logo ou em quais atividades eles devem colocar mais atenção.

Já parou pra analisar como seus líderes têm se comportado neste momento de “turbulência”?

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