O aprendizado por meio de cursos deve iniciar muito antes daquilo que é discutido propriamente em sala de aula. Começa, ou pelo menos deveria começar, com o estímulo certo para que os participantes estudem alguma coisa sobre o tema antes da formação propriamente dita. O problema é que nem sempre as empresas se preocupam com isso ao programarem treinamentos para suas lideranças. E a principal consequência é o baixo aproveitamento dos participantes.
Portanto, após definir o tema e a data do próximo curso, pense naquilo que vocês podem propor aos participantes como experiência de aprendizagem para que eles “despertem” desde já para o tipo de conhecimento que será abordado no evento. Para isso, proponha a leitura de um texto provocativo ou que todos assistam um filme, por exemplo.
Lembre-se que tempo é uma questão-chave. Se o instrutor do curso não precisar despender vários minutos apenas para introduzir o tema aos participantes, terá muito mais chances de se aprofundar nas questões-chave. Além disso, as discussões em grupo serão mais ricas porque os seus líderes não chegarão como uma “folha de papel em branco”.
O recomendável é escolher uma atividade que desperte a curiosidade dos líderes em buscar aquele determinado aprendizado e revele o quão importante ele será para a rotina de trabalho deles. Muitas dúvidas podem surgir na hora da escolha dessa “tarefa”, por isso, nossa dica é a companhia se fazer duas perguntas:
1) O que meus líderes precisam saber antes do treinamento?
Defina com o consultor que aplicará o curso o que é indicado os líderes estudarem de antemão. O objetivo da experiência de aprendizagem pré-evento é fazer com que os participantes parem para refletir sobre o assunto e entendam por que devem se importar em gastar tempo e energia para conhecê-lo. O material prévio, portanto, deve ser elaborado com o foco de despertar o interesse deles pelo curso.
2) Que tipo de material é capaz de oferecer esse preparo mínimo?
Sabendo o tipo de conteúdo que precisa transmitir, o próximo passo é escolher o formato de material mais adequado ao perfil dos líderes que vão participar do treinamento. Como dissemos mais acima, o conhecimento pode ser estimulado por meio da leitura de um livro ou parte dele, ou uma palestra, e até mesmo preenchendo testes e avaliações. O importante, neste momento, é ter bom senso e levar em conta o tempo que os líderes terão para se dedicar a esse estudo, fora o trabalho que eles já precisam cumprir no dia a dia. Ou seja, cuidado para não exigir demais deles a ponto de ficarem desmotivados em participar até mesmo do curso.
Dica valiosa
É muito importante que o material estudado pelos líderes com antecedência seja resgatado pelo consultor logo no início do treinamento. Assim, os participantes terão a sensação de que o esforço prévio valeu a pena e ficarão motivados para fazer o mesmo no próximo curso. E é claro, quem não cumpriu a “lição de casa”, certamente se sentirá constrangido por não poder contribuir com as discussões e arrependido pelo descuido.
Antes de reclamar que um treinamento não deu os resultados esperados, as organizações precisam se certificar de que fizeram a sua parte na preparação das lideranças para os cursos. Temos a certeza de que os líderes da sua empresa terão um aproveitamento muito maior em qualquer iniciativa de capacitação quando forem estimulados a estudar e refletir sobre os temas antes dos eventos.
Essa preparação os ajudará a criar interesse sobre o tema, formular perguntas que serão respondidas pelo consultor ao longo do curso e, principalmente, sedimentar como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no dia a dia de trabalho. Afinal, este é o objetivo principal de qualquer programa de formação, não é mesmo?