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Todo líder precisa ser bom leitor

A leitura deve ser um hábito entre os gestores e é papel das empresas facilitar o acesso e incentivar a construção de conhecimento por meio dos livros
Os líderes podem aprender muito por meio dos livros

“Nem todos os leitores são líderes, mas todos os líderes precisam ser leitores.” A frase atribuída a Harry Truman, juiz de profissão e 33º presidente dos Estados Unidos, resume a importância da leitura na vida de um gestor de empresas. Mas, infelizmente, nem toda companhia ou profissional que ocupa uma posição estratégica dentro de uma organização tem consciência disso.

Se você acompanha este blog há algum tempo, já deve ter aprendido que, de acordo com a Pirâmide de Aprendizagem – já falamos sobre ela aqui -, a leitura é responsável por apenas 10% da retenção total de conhecimento. Porém, é indispensável para a formação de qualquer profissional.

O que ocorre, especialmente no Brasil, é que as pessoas não são incentivadas a ler. Esse é um problema que vem da infância e é agravado na vida adulta. Muitas lideranças, responsáveis pela tomada de decisões de negócios e por conduzir equipes, simplesmente não apreciam livros. E o pior dessa história é que as companhias fazem “vistas grossas” e não cobram uma mudança de postura. 

“Se você ler um livro por semana, em um ano terá lido 52 livros. Em dez anos, 520 livros. Estará entre os 1% melhores de sua área. Ficará mais motivado, mais bem instruído; torna-se-á um líder em sua área.” Jim Rohm, empreendedor, autor e palestrante motivacional americano.

Algumas, inclusive, acreditam que a leitura não está no escopo de tarefas dos líderes. No entanto, o que está em questão não é apenas se eles leem ou não, mas o quanto podem aprender por meio dos livros. É por isso que uma das obrigações das empresas é, sim, estimular a leitura entre seus colaboradores. Mas, de que forma é possível fazer isso?

– Facilite o acesso aos livros e designe um curador. Não basta apenas disponibilizar uma ampla biblioteca dentro da companhia, é preciso designar alguém capaz de recomendar leituras aos gestores. Essa pessoa pode ser um funcionário da própria organização ou mesmo um consultor de empresas.

– Proponha leituras em conjunto. Além de facilitar o acesso aos livros, outra forma de incentivar a busca por conhecimento é recomendar leituras em grupo. Dessa forma, os participantes terão a chance de discutir o que aprenderam sobre o tema, escutar diferentes pontos de vista, trocar experiências e, principalmente, construir conhecimento.

– Comece devagar. É bom frisar que, no caso de “leituras coletivas”, não é necessário recomendar um livro inteiro para discussão. Se os gestores que vão participar da atividade não possuem o hábito de ler, é muito melhor começar com apenas um ou alguns capítulos da obra escolhida. Assim, eles não se sentirão sobrecarregados e o aprendizado será bastante enriquecedor.

– Varie as publicações. Mais do que não assustar as pessoas indicando “calhamaços” para a leitura, também é importante variar as publicações entre livros e matérias de revistas especializadas em gestão – como as informativas Exame, Época Negócios e Você S/A; e as formativas HSM Management e Harvard Business Review Brasil.

– Estabeleça uma periodicidade. Para que a leitura se torne um hábito entre os gestores, as empresas devem desenvolver essas atividades de forma periódica e não apenas pontualmente. O ideal é definir os livros ou textos a serem lidos e discutidos logo no início do ano e traçar um planejamento. Lembre-se de permear obras que falem sobre liderança, estratégia e o segmento de negócio da empresa, além de biografias e outros conteúdos que possam inspirar as pessoas.

Se você estiver pensando em colocar em prática essas dicas, tenha em mente que, antes de qualquer medida, a sua empresa precisa desenvolver uma cultura favorável à leitura. De nada adianta manter uma biblioteca nas dependências do escritório e olhar torto para o funcionário que está folheando uma revista ou jornal no meio do expediente. A mentalidade de que, lendo, ele não está fazendo nada tem que acabar.

Os livros melhoram a capacidade crítica, de escrita e comunicação, ampliam a visão de mundo, ajudam a aumentar o nível de concentração, ou seja, podem ter muitos efeitos positivos para a vida das lideranças dentro e fora da empresa.

E se você chegou até o fim deste post, gostou das dicas, mas ainda está pensando: “Isso é muito interessante, mas não serve para a minha empresa!”, não se engane e jamais subestime os seus gestores. Antes de tirar qualquer conclusão ou fazer julgamentos, experimente adotar algumas das nossas sugestões. Topa o desafio? 

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