Cases de Sucesso

Globalsat do Brasil investe em Planejamento Estratégico e desenvolvimento de lideranças

A telefonia celular tradicional não chega a muitos lugares e é nessas horas que as soluções da Globalsat Group fazem a diferença. A empresa é líder em serviços de comunicação móvel satelital na América Latina e chega aos 20 anos de existência com subsidiárias nos Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e México.

No país desde 2014, a Globalsat do Brasil está sediada em Londrina (PR) e atende clientes corporativos em setores como óleo e gás, ferroviário, energia e facilities, abrangendo todas as áreas de serviço MSS. E, além disso, também provê o mercado B2C.

Com os olhos voltados para o futuro, no início de 2019 a empresa firmou uma parceria com a Caput Consultoria tendo por objetivo desenvolver ações que pudessem facilitar o crescimento da companhia. “Como o nosso mercado é muito dinâmico, precisávamos tomar decisões que realmente nos levassem a um futuro promissor”, explica Igor Falcão, CEO da operação no país.

 
Um dos passos foi colocar no papel um Plano Estratégico detalhado para os próximos 5 anos, que contou com a orientação dos consultores Wellington Moreira e Flávio Moura, da Caput Consultoria, e a participação de todos os gerentes de área que atuam no país. “Nesse trabalho, creio que conseguimos elencar os principais motores da estratégia da Globalsat e criar um plano de ação audacioso, mas totalmente factível”, destaca Igor Falcão.

Na sequência, os esforços de mudança se voltaram para o processo de execução, que é o calcanhar-de-aquiles da maior parte das empresas. “De saída já definimos como colocaríamos em prática cada uma das metas e combinamos os níveis de participação de cada um dos gestores”, explica Wellington Moreira.

Programa de Desenvolvimento de Líderes

Uma das principais estratégias que a empresa logo tirou do papel foi o Programa de Desenvolvimento de Líderes, que, durante seis meses, capacitou 23 colaboradores que já atuam em posições de liderança ou estão sendo preparados para novas oportunidades no futuro próximo.

Segundo Igor Falcão, o PDL trouxe efeitos visíveis na performance dos colaboradores.

Segundo Igor, mesmo em um curto espaço de tempo, o PDL trouxe efeitos visíveis na performance das pessoas. “Houve uma redução significativa de erros nos processos realizados, melhoramos a comunicação de forma geral e percebemos que, desde o funcionário mais jovem ao mais experiente, o conteúdo estudado foi compreendido e colocado em prática”, enfatiza.

Esse impacto positivo é resultado de uma série de ações de aprendizagem que foram adotadas ao longo do programa, como as Atividades Intermodulares. “No espaço entre cada um dos módulos de treinamento, os participantes sempre recebiam tarefas que conectavam os aprendizados em sala com o trabalho que desempenham em seu dia a dia”, lembra o consultor Flávio Moura. “Assim, o conhecimento fez sentido para os participantes e ainda os ajudou a melhorar a entrega já no curto prazo”.

O engajamento dos participantes foi tão intenso ao longo do PDL, que acabaram surgindo iniciativas complementares ao programa, como o Profissional Nota 10. Um projeto criado especialmente para valorizar colaboradores que, além de se dedicar ao curso, trouxeram melhorias de desempenho mensuráveis no trabalho.

“Para nós, o Profissional Nota 10 foi um divisor de águas! Foi surpreendente ver pessoas tão jovens fazerem apresentações dignas de um professor de faculdade”, relembra o executivo da Globalsat.

A parceria continua

Os consultores da Caput Consultoria continuam a apoiar os gestores na concretização de cada uma das 10 macroestratégias definidas. “Nosso trabalho agora tem sido realmente ajudar a empresa a alcançar um novo patamar”, frisa Wellington Moreira. “E a nossa alegria é ver que as coisas estão acontecendo de verdade”.

Para isso, além de reuniões mensais que tratam da execução do Plano Estratégico, os consultores se reúnem periodicamente com os gerentes e conduzem treinamentos pontuais.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes teve duração de seis meses e capacitou 23 colaboradores, de diferentes áreas.
Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?