Fundada em 1985, em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, a Belagrícola evoluiu de uma revenda de produtos agrícolas para se tornar um dos maiores distribuidores de insumos agrícolas e comercializadores de grãos do Brasil.
Atualmente, com sede em Londrina (PR), a empresa faz parte do grupo chinês Dakang Farming e se tornou uma das maiores provedoras de soluções agro do Brasil, atendendo mais de 8.500 produtores rurais nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
A empresa conta com 48 pontos de revenda e 35 unidades de recebimento, padronização e armazenagem, com capacidade estática de estocagem de 1,2 milhão de toneladas.
Academia Supply
Para dar conta dos inúmeros desafios que existem numa operação tão robusta, a empresa criou a Academia Supply, um programa de capacitação dirigido especialmente para os profissionais que atuam na área de Supply Chain da empresa.
O trabalho, concebido e executado por meio da parceria entre o departamento de Gestão e Gente com a Caput Consultoria, reuniu 80 colaboradores que atuam em compras, logística e operações em três módulos de treinamento conduzidos de agosto a novembro.
Para o consultor Wellington Moreira, da Caput Consultoria, um dos grandes desafios era elaborar algo que engajasse o grupo todo, apesar das diferentes necessidades de desenvolvimento levantadas. “Dois meses antes do início dos módulos, já planejamos toda a trilha de aprendizagem a fim de que os resultados realmente pudessem ser visíveis no curto prazo”, relata o consultor.
Segundo Flávio Moura, consultor da Caput que também conduziu alguns treinamentos, o fato de boa parte dos colaboradores trabalharem em diferentes municípios não foi um empecilho. “Em nenhum momento as pessoas ficaram desamparadas porque programamos atividades intermódulos que mantiveram o grupo motivado o tempo todo”, explica.
Sobre os temas, o primeiro encontro abordou o que são “Equipes de Alta Performance”, integrando o grupo via atividades vivenciais. No segundo, em 4 turmas menores, o foco esteve dirigido para “Produtividade no Trabalho”. E o assunto do módulo final foi “Protagonismo”, no qual os participantes também puderam apresentar aos colegas quais projetos implantaram em seus setores como resultado da Academia Supply.
Contudo, a maior dedicação dos participantes foi exigida fora da sala de aula e não nos módulos. “Durante quatro meses o grupo foi estimulado de verdade a transferir o aprendizado para a rotina de trabalho”, lembra Wellington Moreira. “E podemos dizer que a absorção não ficou apenas na teoria; eles fizeram acontecer mesmo”.
Os resultados
A analista de Gente e Gestão, Karen Suzuki, afirma que os resultados do programa já são muito expressivos dentro da companhia. “A maneira como os consultores entenderam as nossas necessidades e engajaram a equipe, foi fundamental para o sucesso da Academia Suply”, lembra. “Nós trabalhamos em parceria o tempo todo. A gente apontava um problema e eles nos traziam a solução”.
A partir de 2020 a proposta é estender o modelo do programa para as diversas áreas que compõem a empresa. “Estamos muito orgulhosos desse case que já está gerando tantos frutos. Agora é se preparar para o próximo ano porque vem muito trabalho por aí e só podemos agradecer à Caput por tanta dedicação conosco”, conclui Amanda Astuti, que atua na área de Gente e Gestão, e coordenou o programa.