Artigos

Por onde começar a transformação digital do seu negócio

Apesar de o impacto das tecnologias digitais ser indiscutível em quase todos os mercados, uma parcela considerável de empresários ainda continua inerte

Apesar de o impacto das tecnologias digitais ser indiscutível em quase todos os mercados, uma parcela considerável de empresários ainda continua inerte.

Existem aqueles que resistem a qualquer tipo de inovação dizendo que o seu negócio só comporta iniciativas off-line, por ser muito tradicional. Outros entendem que digitalização se resume a construir um site bacana ou designar um funcionário para o atendimento on-line. E também temos quem imagina que a única coisa que falta é a sua empresa finalmente lançar o app que teima não sair do papel.

Esse olhar obtuso geralmente decorre de uma mentalidade analógica. A gente não pode esquecer que pessoas com mais de quarenta anos são migrantes digitais. Nasceram em um mundo com pouca tecnologia embarcada e agora estão tendo de incorporar a nova realidade enquanto abandonam velhas crenças.

Em contrapartida, é fácil construir uma mentalidade digital para quem é nativo digital. Meu filho Pietro, que está prestes a completar dez anos, raciocina tudo sob uma ótica bem diferente da minha, pois convive com gadgets desde pequenininho. E seus funcionários de vinte anos também.

Se você e os colegas de trabalho ainda ficam perdidos quando alguém começa a falar em gestão ágil, metodologia Scrum, squads e tudo mais que apoia o movimento de transformação digital, mas precisam mudar essa realidade logo, então o negócio é seguir o ditado chinês: “Uma longa jornada começa com o primeiro passo“.

E isso, inevitavelmente, passa por cumprir o checklist abaixo. Sei que alguns desses pontos podem parecer básicos demais, mas nenhuma grande mudança vai acontecer se, antes, vocês não fizerem o “feijão-com-arroz”:

  • Mantenham o foco no cliente. Qualquer iniciativa de digitalização que forem empreender precisa facilitar a vida dele ou será apenas purpurina. Por isso, sempre se façam a mesma pergunta, quando uma ideia ganhar corpo internamente: “Como isso vai ajudar nossos clientes de verdade?”
  • Estimulem o pensamento fora da caixa. Ser digital é, principalmente, dar espaço para que novas ideias radicais, que antes não seriam acolhidas aí dentro, passem a ser levadas a sério. Nenhuma empresa constrói uma cultura digital sem propostas transgressoras ao status quo.
  • Escolham um bom projeto-piloto. Alguma proposta de mudança que, mesmo simples ou de baixo impacto no curto prazo, tem tudo para ser bem-sucedida e ainda vai deixar claro para todo mundo que vocês realmente estão trilhando um novo caminho.
  • Confiram autonomia às pessoas. É preciso que a linha de frente faça acontecer sem ter a necessidade de pedir bênção ao alto escalão a toda hora. Iniciativas frustradas de transformação digital geralmente são aquelas que esbarram em burocracia e microgerenciamento. 
  • Visitem empresas de referência. Nada é mais motivador do que ver de perto o que aconteceu com quem fez a lição de casa direitinho algum tempo antes. Além de aprender muito nessas horas, vocês sairão dos encontros extremamente entusiasmados para cumprirem a própria jornada!

Pensem nisso e mãos à obra!

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?