A empresa paranaense Moinho Globo iniciou um programa de treinamento on-line e ao vivo com todos os representantes comerciais externos da companhia. Trata-se de um trabalho inovador pois as empresas geralmente investem no aperfeiçoamento dos seus vendedores internos, mas ignoram aqueles que os representam no dia a dia.
Na Moinho Globo a importância desses representantes externos é amplamente reconhecida, são considerados como “da casa” e existe todo um planejamento de investimento para o maior engajamento desses profissionais.
Fundada em 1954, a empresa tem seu parque industrial localizado na cidade de Sertanópolis-PR e lá produz mais de uma centena de produtos derivados do trigo que chegam às mesas de milhares de consumidores Brasil afora e está entre as maiores indústrias do setor moageiro do Sul do país.
Conhecido como “Academia em Vendas”, esse programa de formação iniciou suas atividades abordando primeiramente o “protagonismo em vendas”, o segundo módulo falou sobre “vendas consultivas” e o terceiro “técnicas em negociação”.
Além do ambiente virtual onde são realizadas as reuniões e discussões sobre os temas propostos, também existe uma plataforma onde são depositados uma série de arquivos, conteúdos complementares e tarefas, como recuperação de clientes antigos por exemplo, que os participantes precisam executar e apresentar.
“Nós procurávamos algo que realmente integrasse e servisse como troca de experiências entre os nossos representantes comerciais, mas não sabíamos exatamente como moldar isso. Conversamos com o Wellington Moreira da Caput Consultoria e encontramos um jeito de fazer tudo isso, um modelo que funciona, trouxe resultados, e tem muita aderência com o nosso jeito de conduzir as coisas”, ressaltou Robson Pissolotto, gerente nacional de vendas na empresa.