Artigos

Diferenças entre conhecimento, inteligência e sabedoria

O que é ter sabedoria? Para responder a essa pergunta, é importante diferenciarmos três conceitos: conhecimento, inteligência e sabedoria.

Um dos textos mais marcantes do Antigo Testamento é o Livro da Sabedoria, escrito pelo Rei Salomão. E é bom provável que não houvesse homem mais indicado para escrevê-lo, principalmente depois do diálogo que ele teve com Deus quando ainda era jovem, narrado no primeiro livro de Reis.

Se você não conhece essa passagem bíblica, durante o sono, no alto de uma montanha, o Senhor lhe perguntou: “Pede-me o que quiseres e eu te darei!” Como resposta, Salomão disse: “Dá-me sabedoria para conduzir o povo com competência”. E Deus lhe falou: “Já que me pediu sabedoria em vez de vida longa, riqueza ou a morte dos seus inimigos, concedo-te sabedoria, e ainda te darei tantas riquezas, prosperidade e honras como nenhum outro rei antes ou depois de ti!”

Mas, afinal de contas, o que é ter sabedoria? Para responder a essa pergunta, é importante diferenciarmos três conceitos: conhecimento, inteligência e sabedoria.

Conhecimento é a capacidade de você repetir dados ou informações que acumulou em seu repertório. Como, por exemplo, saber de cor qual é a capital do Equador, a fórmula de Bhaskara ou quem inventou a penicilina.

Inteligência, por sua vez, diz respeito à capacidade de utilizar esses dados e informações em diferentes contextos, dando valor a eles. Conseguir aplicar o saber a questões racionais por meio de relações de causa-efeito, comparações, sistemas… Ou seja, o seu QI.

Já a sabedoria tem a ver com ser competente ao utilizar, no caso concreto, o conhecimento ou a inteligência que possui. Agir com ponderação e equilíbrio sempre que se vê em uma situação crítica. Sim, lembra muito o que hoje chamamos de Inteligência Emocional (QE).

Diferente do que muitas pessoas pensam, a sabedoria não vem, necessariamente, com a idade. Alguns jovens são sábios e existem idosos tolos. Mas é inegável que a verdadeira sabedoria costuma chegar com a maturidade.

Segundo uma velha história oriental, depois de algum tempo de estudo dedicado, um discípulo perguntou ao mestre: “Em aproximadamente quanto tempo devo alcançar a sabedoria depois de aprender tudo o que tem me ensinado?” E ouviu como resposta: “Ainda vai levar pelo menos dez anos”. Espantado, o jovem comentou: “Mas, tanto tempo assim?” Ao que o mestre disse: “No seu caso, pelo jeito, vai ler pelo menos vinte”.

Infelizmente, não é difícil encontrarmos pessoas com grande repertório e pouco sábias. Isso acontece porque a sabedoria é proporcional à sua disposição de refletir profundamente sobre as diferentes experiências de vida pelas quais passa e, em especial, aprender com cada uma delas a fim de ligar os pontos.

O resultado desse esforço vale a pena, pois:

—- Você lidará melhor com as frustrações que enfrenta.

—- Você tomará decisões melhores em sua vida por considerar o contexto em vez de agir por impulsos ruins.

—- Você será mais compreensivo com as pessoas ao seu redor e alguém otimista em relação à vida.

Ainda dá para querer algo mais?

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?