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A Gestão das Consequências

Existe GC quando todo mundo sabe de antemão o que ocorre se o trabalho é cumprido acima da média, dentro das expectativas, pro forma ou nem é entregue

Muitos líderes não obtêm aquilo que esperam de suas equipes por falhas na Gestão das Consequências (GC). Apesar de combinarem com as pessoas o que deve ser feito no dia a dia, eles deixam de cumprir a parte que lhes cabe depois que as tarefas são cumpridas ou não pelo time.

Você já deve ter visto essa cena: o gestor solicita relatórios individuais para os colaboradores. Alguns realizam a tarefa com excelência, outros de forma medíocre e uma pequena parcela nem se dá ao trabalho de retornar o documento. E depois nada acontece com ninguém, pois o líder nem lê os relatórios enviados.

Existe Gestão das Consequências quando todo mundo sabe de antemão o que ocorre se o trabalho é cumprido acima da média, dentro das expectativas, pro forma ou nem é entregue. E não há GC quando a praga do ceticismo já se faz presente na organização via comentários do tipo: “Você vai ver! Isso não dará em nada!”

Contudo, lembre-se que Gestão das Consequências é muito mais do que você punir ou recompensar as pessoas lá no final. A “motivação do chicote e da cenoura” pode controlá-las – e até melhorar os resultados no curto prazo –, mas jamais vai comprometer as pessoas de verdade.

 

Tome cuidado para não colher o que não quer por ter plantado aquilo que não viu.

Na hora em que você for demandar algum trabalho aos liderados, primeiramente procure enxergar qual será seu papel frente a quem entregar 120% da meta, 100%, 80% dela ou até não fizer nada. E qual a abordagem com aqueles que se esforçaram ao máximo, mas não chegaram lá por causa do contexto de mercado desfavorável, por exemplo. Conseguirá ser justo e coerente com todos?

Também tenha em mente que algumas metas podem penalizar a empresa inteira – em vez fazê-la progredir – justamente por causa de uma Gestão das Consequências mal aplicada. Aliás, é aí que mora o perigo.

Conheço a história de uma companhia na qual o diretor comercial estabeleceu que quem não atingisse a quota de vendas trimestral seria demitido ao final do período. O que ele não esperava é que, em vez de motivar a equipe, esta decisão contaminou o time negativamente.

Resultado: ninguém bateu a meta e, para não perder a credibilidade, ele realmente desligou todo mundo uma vez só, mesmo sabendo que a empresa perderia um grande faturamento ao longo dos meses seguintes e que clientes-chave seriam abraçados pela concorrência.

Portanto, segundo o manual de uma boa Gestão das Consequências, antes de combinar com as pessoas a realização de qualquer trabalho crítico, você precisa prever o melhor cenário futuro, o pior que pode acontecer e o quadro mais provável. E, além disso, que tipo de atitude caberá a você frente a cada um deles. Siga com a sua ideia só depois dessa análise.

Como ensina aquele conhecido adágio:

Não existe castigo nem recompensa, o que existe é consequência. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória”.

Tome cuidado para não colher o que não quer por ter plantado aquilo que não viu.


caputconsultoria · Por Que É Importante Cuidar Da Gestão Das Consequências

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