Artigos

Atenção à netiqueta

Atenção aos cuidados que os especialistas recomendam quanto à NETIQUETA.

atenção-netiquetaAntigamente, quando você precisava falar com alguém que mora em Manaus, por exemplo, e este não possuía um telefone para contato, acabava escrevendo uma carta. É claro que nem todas as pessoas escreviam de forma costumeira, mas certamente todas gostavam de receber correspondências de amigos e familiares. Ainda, é bom lembrar que uma resposta do destinatário poderia demorar duas semanas ou mais para chegar.

Atualmente, o mesmo destinatário de Manaus pode receber sua mensagem eletrônica em tempo real e ainda respondê-la em tempo real para você. Parece coisa de criança, mas até hoje me surpreendo com as maravilhas do computador e o ganho de tempo que pode proporcionar quando bem utilizado. Neste ano, recebi apenas um cartão de aniversário de papel e vinte virtuais. O fim-de-ano está chegando e os cartões virtuais de Natal também serão maioria, com certeza.

Dentro das empresas, milhares de memorandos, ofícios e circulares abarrotavam sua mesa atrasando todo o serviço. É, este tempo jurássico passou. A ditadura do papel chegou ao fim e números dão conta de que em 2006 serão trocados 20 bilhões de e-mails diariamente. Uma média de 3 por pessoa/dia.

É interessante notar que até mesmo as pessoas que não possuem um computador tem o seu e-mail. Um amigo possui dez endereços eletrônicos, um exagero. Utilizo três que são imprescindíveis. Neste sentido, respeitar simples regras de comportamento, seja no lazer ou no trabalho, evitará problemas e gafes imperdoáveis. Atenção aos cuidados que os especialistas recomendam quanto à NETIQUETA.

### QUANDO VOCÊ ENVIA E-MAILS:

Piadas, correntes e arquivos com imagens só atrapalham a vida de quem recebe. Nada mais chato do que ficar esperando minutos preciosos para abrir o arquivo e, ao final, aparecer a imagem do George Bush brincando de esconde-esconde com o Osama bin Laden ou mil piadas sobre loiras.

Use e aproveite todos os recursos. Uma dica: use o recurso da cópia oculta para esconder todos os nomes para quem você enviou uma mensagem. É irritante receber um e-mail com mais de cinqüenta endereços e depois duas linhas de informação.

Evite abreviaturas e “emoticons” (símbolos). Eles acabam com qualquer possibilidade de estilo no texto, além de transmitir pressa ou um tom de brincadeira. Use-os quando muito na comunicação com amigos.

Na comunicação eletrônica palavras escritas em letras maiúsculas funcionam como se você estivesse gritando. O que é considerado agressivo. Letras minúsculas remetem a excesso de informalidade. Cuidado com elas.

Cuidado com as brincadeiras ou brigas através dos seus e-mails, seja pessoal ou profissional. A segurança na rede ainda não é totalmente perfeita, e além disso, poderá ser usada contra você. Lembre-se que um e-mail é um documento, um bilhete, uma carta assinada.

Seja breve. Lembre-se do telegrama quando for mandar um e-mail. É o melhor caminho. Assine sempre a sua mensagem – não custa nada um “Olá” e “Tchau”.

Evite e-mails para convites de casamentos e comunicações de falecimento, por exemplo. Qualquer circunstância com alguma formalidade não dispensa a carta ou o convite reais.

### QUANDO VOCÊ RECEBE:

Um e-mail deve ser respondido rapidamente, no máximo em 48 horas. Exceção para os e-mails com correntes ou só para leitura.

Em empresas deixe mensagens automáticas caso as respostas sejam mais demoradas e principalmente se você estiver fora do local de trabalho por muitos dias, e com indicação de quem a pessoa deve procurar se for um assunto urgente.

Se você receber e-mails com arquivos com vírus é recomendável avisar quem enviou, para que este de uma checada em seus equipamentos.

Não repasse o e-mail recebido para um enorme contigente de internautas sem saber se quem te passou permite. O melhor é copiar a mensagem, caso queira repassar, e colar num novo e-mail, antes de divulgar na rede. Assim o nome de quem te enviou será preservado – o que significa que você não está disponibilizando um endereço particular sem consentimento.

Não é necessário dizer que e-mails, como qualquer correspondência, são confidenciais. Quem compartilha computadores deve ter isso em mente, para não invadir a privacidade alheia.

Gentilezas virtuais. Procure usar uma linguagem direta, clara e objetiva – sem formalismos ou expressões rebuscadas. Evite, por exemplo, usar no cabeçalho saudações barrocas como ‘ilustríssimo’ ou ‘excelentíssimo’. Um simples ‘caro fulano’, um ‘bom dia’, ou coisa que o valha, já está ótimo. Na despedida, prefira expressões como ‘atenciosamente’ ou ‘um abraço’. Não se esqueça de, no final, assinar seu nome completo, cargo e nome da empresa.

Revise os e-mails à caça de erros de português e de digitação. Evite o uso de cores e fontes diferenciadas e pegue leve nos pontos de exclamação, cifrões e afins. Arquivos anexados, só se realmente houver necessidade, pois requer trabalho extra de quem recebe a mensagem.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?