Artigos

Profissionais competentes valem mais

Descobrir os caminhos para um desempenho competente é investimento com retorno certo.

competentesProposto inicialmente pelo psicólogo norte-americano David McClelland em 1973, o conceito de competência individual surgiu devido à necessidade de se encontrar uma abordagem mais efetiva nos processos de escolha de pessoas para as organizações – até então dominados pelos testes de inteligência – e foi rapidamente ampliado para dar suporte a processos de avaliação e para orientar ações de desenvolvimento profissional.

Atualmente, contudo, competência é uma palavra utilizada pelo senso comum para designar pessoa qualificada para realizar algo. Entendimento reforçado por definições apresentadas em alguns dicionários – como o Webster e o Aurélio – e adotada por grande parte dos profissionais de RH:

“…conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam como desempenho no trabalho; a competência pode ser mensurada, quando comparada com padrões estabelecidos e desenvolvida por meio do treinamento” (FLEURY e FLEURY, in Estratégias Empresariais e Formação de Competências, 2001, p. 19).

Uma definição de fácil operacionalização pelos gestores de pessoas nas organizações, mas que, implicitamente, tem como referência a tarefa e o conjunto de tarefas prescritas a um cargo. Assim, a gestão por competências acaba sendo apenas um rótulo moderno para administrar uma realidade ainda fundamentada nos princípios do taylorismo onde competência e qualificação são incorretamente encaradas como termos sinônimos.

O que não se pode esquecer é que o conceito de competência procura ultrapassar o conceito de qualificação: refere-se à capacidade de a pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e ser reconhecida por isso (ZARIFIAN, 2003).

Em outras palavras, alguém pode ser extremamente qualificado, mas ainda assim, não possuir competência necessária frente aos novos desafios que se apresentam. Como é o caso de excelentes técnicos na operação de um maquinário e sua atuação desastrosa ao serem promovidos a gestores desta mesma equipe de operadores sem o desenvolvimento das competências necessárias para exercerem tal liderança. Sabem fazer muito bem seu trabalho operacional, mas não conseguem ter uma atuação destacada quando se pede que façam algo que foge à sua rotina e controle.

Profissionais verdadeiramente competentes mobilizam seus conhecimentos e técnicas até mesmo quando ainda não possuem experiência anterior sobre o ato contextual onde devem empregá-los. Isto é, de forma combinatória, associam seus saberes e habilidades com tal precisão que conseguem resolver problemas ainda não vivenciados. E é pensando neste raciocínio que o estudioso francês Guy Le Boterf chega a intitular tais pessoas como o “homem-situação”.

Por isto mesmo cabe refletir: se você faz seu trabalho igual todos os dias e não costumar aprender coisas novas, dificilmente será – ou continuará a ser – um profissional com desempenho competente, pois não estimula a constante mobilização de seus talentos. É a inquietação por encontrar novas respostas frente ao ineditismo que o conduzirá ao sucesso e, por conseguinte, poderá fazer de você alguém que vale muito mais na selva competitiva do mercado atual.

A competência só prevalece onde há novas demandas e problemas de difícil solução. Onde há a possibilidade de aprender, desaprender e reaprender. Pense nisto e antecipe-se!

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?