Artigos

O funcionário comprometido

Wellington Moreira escreve sobre quais são as atitudes de alguém comprometido com o seu trabalho.

Um dia os camundongos se reuniram para decidir a melhor maneira de lutar contra o inimigo comum, o gato. Discutiram horas seguidas, sem encontrar um bom plano.
Afinal, um ratinho pediu a palavra e falou:

– Sabemos que o grande perigo é quando o gato se aproxima tão mansamente que não percebemos sua presença. Proponho que se coloque um guizo no pescoço do gato. Graças ao barulho do guizo, saberemos da aproximação do gato, e teremos tempo para fugir.

Todos aplaudiram a ideia brilhante. Mas um ratinho mais experimentado pediu também a palavra e disse:

2. O funcionário comprometido presta atenção em tudo o que faz, inclusive no detalhe do detalhe.
3. O funcionário comprometido termina o que começa e não deixa as coisas pela metade.
4. O funcionário comprometido apresenta soluções, e não mais problemas, quando tem uma tarefa a cumprir.
5. O funcionário comprometido pergunta o que não sabe e demonstra vontade de aprender. Vai fundo até dominar o que não sabe e deveria saber.
6. O funcionário comprometido cumpre prazos e horários, não vive dando desculpas por seus atos e nem procura culpados pelos erros cometidos.
7. O funcionário comprometido não vive reclamando da vida e falando mal dos resultados, da equipe, do mercado e dos clientes. Ele age para modificar a realidade.
8. O funcionário comprometido não desiste facilmente. Ele não descansa enquanto não atinge sua meta de vendas.
9. O funcionário comprometido está sempre pronto para colaborar com os outros funcionários e colaboradores da empresa. Ele participa. Dá idéias. Você sabe que pode contar com ele.
10. O funcionário comprometido só concede descontos frente a argumentos razoáveis e desde que não prejudiquem a rentabilidade da empresa.
11. O funcionário comprometido “vive” as promoções e campanhas internas da empresa de tal forma que os clientes ficam felizes e satisfeitos por comprarem dele(a).
Portanto, comprometimento não é apenas fruto de um estado de espírito momentâneo, mas de uma decisão pessoal de sempre fazer aquilo que é correto, mesmo que o custo a curto prazo seja alto para tanto. Não é uma questão de estar, mas sim de ser empenhado com aquilo que se assumiu ou as pessoas que aguardam o cumprimento de uma promessa de realização.

Daí vem a pergunta: e então, você é comprometido(a)?

– A ideia é muito boa. Mas quem vai pendurar o guizo no pescoço do gato?

Como na história acima, em nosso dia-a-dia de trabalho atuamos com muitas pessoas que possuem idéias fabulosas, mas que nem sempre estão dispostas a arcar com as responsabilidades decorrentes do esforço de mudança. E mais: será que isto também não tem acontecido contigo neste momento atual da empresa onde trabalha?

Geralmente, o funcionário comprometido possui algumas atitudes que o diferencia dos demais colaboradores e também explicam seus fantásticos resultados. E quais atitudes são estas?

1. O funcionário comprometido procura sempre se colocar no lugar do cliente, sentir o que ele sente.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?