Artigos

Comemorar e refletir

comemorar-refletirHá exatos 35 anos, o homem chegava à Lua. No dia 20 de julho de 1969, os tripulantes da nave Apollo 11 venceram o maior desafio da guerra fria – a corrida espacial – e os astronautas Neil Armstrong e Edwin ‘Buzz’ Aldrin se tornaram os primeiros homens a caminhar no satélite natural da Terra após pousarem o módulo lunar.

Aliás, as imagens de Armstrong caminhando no solo lunar foram transmitidas ao vivo para todo o mundo em uma das primeiras transmissões da televisão em grande escala, estimando-se que mais de meio bilhão de pessoas assistiram ao primeiro passo do homem em um outro planeta.

Ao descer da escada do módulo lunar, batizado de Eagle (águia) e pisar na Lua, Armstrong disse a famosa frase ‘Um pequeno passo para o homem e um grande passo para a humanidade’. Logo depois, foi a vez de Aldrin descer para ser o segundo homem na Lua.

Os astronautas americanos ficaram 131 minutos na superfície lunar e trouxeram amostras do solo e informações científicas, fixando ainda uma placa comemorativa no local do pouso americano. Enquanto isto, o terceiro passageiro da Apolo 11, Michael Collins, ficou pilotando o módulo principal em órbita na Lua.

O lançamento histórico da Apollo 11 ocorreu em 16 de julho no centro espacial Kenedy, em Cabo Canaveral, na Flórida e os astronautas retornaram à Terra em 24 de julho. Depois desta empreitada de sucesso, astronautas voltaram à Lua nas missões Apolo 12, 14, 15, 16 e 17. A última vez em que um homem pisou na superfície lunar foi em 1979.

Eis alguns ensinamentos, 35 anos depois:

# O que pouca gente sabe é que Aldrin deveria ter sido o primeiro homem a tocar o solo lunar, entretanto foi “ludibriado” por Armstrong que já sabia: na mente das pessoas há espaço apenas para o primeiro a fazer alguma coisa.

# Michael Collins teve um papel importantíssimo durante a viagem, mas acabou esquecido por praticamente todo mundo: quem se esconde não é lembrado.

# Sabiamente, Neil Armstrong elaborou uma frase marcante para o momento em que o mundo todo estava atento ao que ele dizia. Não foi improviso, ele estava preparado para dizer “Um pequeno passo…”.

# Quando o homem se empenha em realizar, não há limites. Menos de 63 anos se passaram desde a invenção do avião e a chegada do homem à Lua, percorrendo uma distância de aproximadamente 385.000 km em três dias de viagem.

# Para muitos, o homem foi apenas uma vez à Lua – as demais posteriores viagens não são recordadas por ninguém. Isto porque o extraordinário só provoca admiração quando ainda é inédito. Pode ver: 25 anos se passaram desde a última expedição e ninguém mais fala em viagem à Lua, mas o homem anseia conquistar Marte, Mercúrio, Júpiter…

# Feitos extraordinários trazem desconfiança. Até hoje, muita gente ainda duvida de que eles concluíram a missão, chegando à Lua.

Comemorar é importante, mas refletir também.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?