Artigos

A gestão de uma empresa familiar

Considera-se familiar toda empresa que sofra ingerência em sua política geral devido aos objetivos e interesses dos familiares que componham esta organização.

gestão-emprea-familiar

Considera-se familiar toda empresa que sofra ingerência em sua política geral devido aos objetivos e interesses dos familiares que componham esta organização. Analisando por este prisma, é fácil perceber que o maior obstáculo acaba sendo evitar que as questões particulares prejudiquem o seu bom andamento e, até mesmo, sua sobrevivência futura.

O estudo do Sebrae revelou a importância da participação familiar durante a fase de criação da empresa, contudo demonstrou que isto não é observado nas fases de crescimento e maturidade dos empreendimentos. Sim, as empresas dependem muito mais do comprometimento dos seus membros familiares ao abrirem, e bem menos quando já caminham estruturadas.

Sabendo disto, acaba sendo fundamental que os proprietários definam as questões jurídicas (sucessão familiar e doações, por exemplo) e façam uma correta distinção entre o patrimônio familiar e os bens da empresa logo na abertura da mesma – sugestão nem sempre acatada.

A imparcial delegação de tarefas (quem cuida do quê) também evita uma boa dose de rancor e desentendimentos tolos. É preferível que um profissional gabaritado ocupe determinado cargo a confiá-lo a um membro da família sem competência para a função – vou além, este tipo de decisão geralmente acaba garantindo a sobrevivência ou sepultando a empresa.

O problema é que poucos proprietários dão ouvidos a esta orientação. Por quê? O raciocínio é simples: a maioria acredita que os membros da família são mais confiáveis que profissionais competentes, mas sem laços sangüíneos.

Também vale lembrar que o empresário não deve ter receio de demitir um parente, quando necessário. A dor é grande no início, mas passa: empresa familiar exige distanciamento afetivo e profissionalismo. É por isto que os membros com laços de sangue precisam definir e monitorar constantemente os papéis de cada colaborador.

A pesquisa ainda apontou outros grandes pecados das famílias empreendedoras:
– parentes participarem dos negócios sem critério de ingresso;
– oferecer qualquer função a um familiar e colocar os sucessores em funções de assessoria;
– responsabilizar parentes sem experiência pelo gerenciamento do escritório central;
– fazer do sucessor um mero observador;
– fazer distinção entre os salários de familiares e funcionários em igualdade de funções.

Para evitar problemas como estes, algumas organizações já vêm impedindo de forma taxativa, através de seus contratos sociais, o ingresso de familiares em seus quadros de colaboradores. Uma atitude bastante polêmica, mas que revela o medo de repetir fracassos passados em novos empreendimentos.

Espero não estar deixando você assustado(a), mas até mesmo o sucesso profissional traz consigo prejuízos no campo pessoal. Muitos empresários raramente conseguem viajar com seus familiares, pois quando um sai de férias o outro volta, e vice-versa. Quanto à carga de trabalho, costuma ser superior a dez horas diárias para a maioria destes. Dias atrás ouvi de um empresário que gerencia um negócio ao lado de sua mulher: ‘Um dos maiores problemas é sairmos da empresa, irmos para casa e ‘continuarmos em serviço’, conversando sobre assuntos profissionais’, disse ele.

Mesmo diante de tudo isto, vale a pena trabalhar em uma empresa familiar quando os sentimentos são isolados do gerenciamento da mesma e percebe-se que seu futuro é realmente promissor – este é o meu testemunho.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?