Artigos

A Consultoria

A consultoria nas organizações é um auxílio na busca por melhores resultados e o sucesso dos negócios, tanto nos aspectos de eficiência como na introdução de tecnologia e no aprimoramento das relações interpessoais.

consultoriaSaiba o que é a consultoria!

A consultoria nas organizações é um auxílio na busca por melhores resultados e o sucesso dos negócios, tanto nos aspectos de eficiência como na introdução de tecnologia e no aprimoramento das relações interpessoais.

Ela tem a missão de mostrar ao empresário e aos seus funcionários que é imprescindível investir em treinamentos, reciclar as informações e adquirir livros especializados na área de qualidade e produtividade para gerar crescimento e transformação na empresa e na vida pessoal.

Os Consultores Organizacionais são profissionais que ajudam organizações, empresas ou grupos a melhorarem seu desempenho na área que for preciso, seja na informática, nas finanças ou no marketing.

O trabalho dos consultores consiste em resolver problemas e gerar mais prosperidade para as empresas. Ele é um agente de mudança, é um educador, é um auxiliador no desenvolvimento das pessoas, gestores, equipes e organizações. E uma característica bem marcante é que sua atividade exige capacidade de liderança e facilidade de comunicação.

Segundo o Instituto Brasileiro dos Consultores de Organizacões – IBCO, todo profissional, com formação em qualquer área, seja um recém-formado ou um experiente administrador, contanto que possua as habilidades necessárias, tem espaço nesse mercado cada vez mais concorrido.

O profissional desse ramo muitas vezes vem de outras formações que nada tem a ver com consultoria. Afinal, não há cursos superiores de formação de consultores. Existem, sim, outros caminhos – que podem ter passado inclusive por países estrangeiros, como Estados Unidos, Canadá e Japão – para ingressar nessa carreira, como participação em workshops e cursos de especialização ou MBAs.

HISTÓRICO
Aharão (nome que significa o iluminado, o inspirado, o sublime), irmão de Moisés, que viveu há mais de três mil anos, é considerado a primeira pessoa a exercer a atividade de consultor. Isso porque, segundo os textos bíblicos, era ele quem aconselhava e orientava aquele que foi o líder do povo hebreu durante a fuga do Egito pelo Mar Vermelho.

Os mecanismos de gestão que conhecemos hoje, porém, começaram a ser desenvolvidos durante a Revolução Industrial, no séc. XVIII, com o desenvolvimento da “administração científica”, quando os pioneiros deste pensamento, entre eles Frederick Winslow Taylor, procuraram otimizar a produção e a medição do trabalho e a administração das tarefas dos trabalhadores.

Um ponto interessante levantado por um estudo do IBCO publicado no ano passado retrata, que na maioria dos casos no Brasil, o mais valioso na hora de se escolher uma consultoria nem sempre é a capacidade ou experiência comprovadas. A indicação é o principal fator, seguida pela competência técnica e preço, o que revela que o vínculo de confiança entre consultor e cliente contribui para a boa qualidade do trabalho desenvolvido. Esse laço estreito é mais determinante para o sucesso que a competência, comprovando assim a extrema importância e validade do bom relacionamento interpessoal.

Esse assunto não termina aqui, pois há muito o que se falar sobre a importância da consultoria na vida das empresas e das pessoas, mas o meu desejo neste momento é apenas despertar você para essa verdade.

Já é uma realidade que as empresas precisam de consultores para manter a melhoria contínua de seus processos e que as pessoas diariamente constatam a eficiência e retorno desse precioso auxílio em suas vidas, porém é meu dever alertá-los de que devem estar atentos para não priorizarem apenas o menor preço dessa prestação de serviço, é preciso exigir qualidade no trabalho e retorno ao investimento… e neste caso, o preço justo será a melhor opção.

Tenha uma ótima semana e saiba se servir da consultoria em seus negócios!!!

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?