Artigos

Jogos cooperativos

A consultora Viviane Rodrigues comenta sobre a importância dos

jogos-cooperativos“Jogo é toda e qualquer interação entre dois ou mais sujeitos dentro de um conjunto definido de regras.”

JOHN VON NEUMANN

As atividades lúdicas e vivenciais têm se destacado entre as ferramentas de aprendizado, principalmente no ambiente corporativo, já que os métodos convencionais de ensino podem levar muito mais tempo e esforço para serem compreendidos. E a desatenção a este fator significativo, tem gerado muitos prejuízos e falta de competitividade para as organizações.

Ao buscarem práticas que lembrem o dia-a-dia das empresas e contribuam verdadeiramente para o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores, os facilitadores e consultores de treinamento e desenvolvimento humano encontraram nos “jogos” a receita perfeita para reproduzir situações e levarem seus participantes a se depararem com problemas, dúvidas, cobranças, desafios, conflitos, como em uma empresa verdadeira. E o melhor de tudo, cercados por inúmeros momentos de alegria, risadas, brincadeiras, estimulando assim a liberação da endorfina e da adrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar e energia do ser humano.

Todo esse ambiente agradável e clima leve, proporcionados pelos jogos de humor, geram novas idéias, decisões criativas, melhoram os relacionamentos, aumentam a auto-estima e a saúde e contribuem para a excelência no desempenho. Estado perfeito para atender todos os padrões do moderno e globalizado mercado de trabalho e para se ajustar à metamorfose ocorrida nas organizações.

Dentre todos os jogos, os mais desejados hoje pelas empresas são os Jogos Cooperativos. Isto porque propõem a participação de todos, unindo as pessoas, incentivam a premiação da equipe, eliminam a competição e o medo de ser eliminado, desenvolvem a criatividade, a auto-estima, os relacionamentos interpessoais saudáveis e questionam a ética e os valores utilizados para vencer o desafio proposto.

São muitos os benefícios oferecidos pelos Jogos Cooperativos e o mais importante é que ensinam o jogador a jogar com os colegas e não contra eles. Os objetivos são atingidos com a contribuição de todos, treinando e valorizando o trabalho em equipe. Sem falar que o jogador aprende a valorizar metas coletivas e não individuais. Enfim, criam entusiasmo e motivação por compartilhar sucessos e melhoram o clima organizacional.

Utilizar-se dos jogos cooperativos significa abrandar a resistência ao novo, tão natural ao comportamento das pessoas, autorizando a aprendizagem de novos conhecimentos de modo mais agradável e indireto, já que simplificam a comunicação, valorizam a integração e fortalecem relacionamentos.

Ao participar de um Jogo Corporativo, o profissional pode ver em pouco tempo o resultado de suas ações e decisões, onde acertou e onde errou. É a grande chance de visualizar detalhadamente as conseqüências de suas atitudes. Ao desenvolver um trabalho na empresa, essa percepção leva tempo, custa caro e pode significar uma seqüência de decisões erradas.

Participe de Jogos Cooperativos e aguarde o salto que você dará no seu desempenho profissional. Quem o vivencia tem a oportunidade de desenvolver novas atitudes, compreende como pode trilhar novos caminhos e adquire segurança para iniciar a conquista de uma nova vida.

Hoje mais do que nunca, o importante é competir, mas o fundamental é cooperar! Pense nisso… vivencie isso…

Redação Caput Consultoria

Produzido pela equipe de Comunicação da Caput Consultoria, em parceria com nossos consultores especialistas em Desenvolvimento de Liderança, para levar até você conteúdos relevantes e atualizados.

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?