Artigos

Mude sua rota para o norte

Enquanto não mudarmos nossos padrões de comportamento limitadores será bastante dificultoso alcançar aquilo que desejamos, pois melhores resultados – invariavelmente – estão amarrados a novas atitudes.

mude-rota-norteCerta noite no mar, o capitão de um navio achou que estava vendo luz de outra embarcação que vinha em sua direção e pediu a um de seus homens que sinalizasse para o outro navio: “Mude sua rota para 10 graus sul”.

A resposta veio: “Mude sua rota para 10 graus norte”.
O capitão do navio respondeu: “Sou o capitão do navio. Mude sua rota para 10 graus sul”. Outra resposta: “Bem, sou o marinheiro de 2ª classe. Mude sua rota para o norte”.

O capitão agora estava irritado: “Eu disse para mudar sua rota para o sul. Este é um navio de combate da Marinha dos Estados Unidos”.
E a resposta veio: “E eu digo: mude sua rota para o norte. Este é um farol terrestre”.

Quando nos comunicamos com alguém no ambiente de trabalho e não obtemos o resultado desejado, tendemos a acreditar que a outra pessoa está sendo resistente. Mas, nas verdade, nós é que estamos agindo de modo inflexível.

Teimoso x Perseverante
Você sabe qual é a diferença entre uma pessoa teimosa e uma perseverante? A teimosa é sempre igual e faz tudo do mesmo jeito. A perseverante tem diferentes comportamentos para o mesmo objetivo. Ela é flexível. Por exemplo: todos os dias, ao me cumprimentar, você dá um tapinha em minhas costas e percebe que eu não gosto. Caso seu objetivo seja o de me agradar, então é melhor mudar de atitude. No dia seguinte, tente me abraçar ou me dar a mão, mas mude seu gesto! Não adianta repetir o mesmo comportamento todos os dias achando que é a outra pessoa que tem que passar a gostar do seu tapinha!

O “e” e o “mas”
A flexibilidade também aparece apenas quando você está disposto a enfrentar e quebrar a resistência do outro através do treino e atenção constantes. Por exemplo: é fundamental que você retire a palavra “mas” do seu vocabulário, pois este termo aparentemente inofensivo detém a força suficiente de negar grande parte do que dizemos. Quer ver como? “Gosto de você, mas…” Depois de ouvir isto, ninguém consegue sentir que a outra pessoa gosta realmente dela. Por outro lado, a conjunção “e” tem o poder de ligar as idéias, sem anular o que foi dito. “Gosto de você, e peço que mude…” Portanto, escolha sempre o “e” e esqueça-se do “mas” .

O seu ponto de vista
Agindo com flexibilidade você poderá compartilhar o que a outra pessoa estiver sentindo, sem que tenha de se opor à opinião dela. Isto não significa que deva concordar com tudo o que os outros dizem – apenas deve expor as diferenças de pensamento sutilmente e sem agressividade. Como prêmio, terá a chance de redirecionar a conversa e manifestar suas opiniões.

Comportamento atual
Também existe um ponto crucial que eu gostaria que você compreendesse, para seu próprio conforto: para ser flexível, você não precisa deixar de fazer aquilo que sempre fez, pois seu comportamento, com certeza, será adequado em algum contexto – basta descobrir em qual. Simplesmente pode guardá-lo para a ocasião adequada. Perceba a grande diferença que isto faz internamente! Agora, seja flexível o suficiente para saber onde. E lembre-se: quanto mais opções você tiver maior será sua flexibilidade!

Enquanto não mudarmos nossos padrões de comportamento limitadores será bastante dificultoso alcançar aquilo que desejamos, pois melhores resultados – invariavelmente – estão amarrados a novas atitudes. É preciso mudar nossa rota para o norte.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?