Blog

As 10 teorias da liderança de maior sucesso

Neste post descrevo resumidamente e em ordem cronológica as principais correntes de liderança espalhadas pelo mundo.

Numa obra clássica publicada em 1978 com o título Leadership, James MacGregor Burns, escreveu algo que até hoje pessoas que trabalham com desenvolvimento de líderes costumam repetir:

A liderança é um dos fenômenos mais observados e menos compreendidos da terra“.

Por conseguinte, não causa espanto o fato de que 10 diferentes teorias de liderança tenham surgido ao longo das últimas décadas. Neste post vou descrevê-las resumidamente e em ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente:

1) Teoria do Grande Homem
Defende que o líder nasce feito e, portanto, o nosso único esforço deve ser localizar essas pessoas dotadas de “bom material”. O problema é que nenhum de seus defensores conseguiu explicar porque esses líderes natos só demonstram grandeza em alguns momentos, sendo bastante parecidos com os demais indivíduos na maior parte das suas vidas.

2) Teoria dos traços
Derivada da teoria do Grande Homem, compreende que os líderes se diferenciam por seus traços ou atributos, como integridade e coragem. Entretanto, todos sabemos na prática que um técnico de futebol, um general do exército e uma professora do ensino fundamental precisam de diferentes habilidades para realizar seu trabalho.

3) Teoria psicanalítica
Acredita que a experiência da infância e a dinâmica familiar determinam o comportamento da liderança. Enquanto alguns líderes procuram imitar o pai marcante, outros buscam a grandeza para compensar o pai ausente. Contudo, estudos mais aprofundados mostraram que a relação pai-filho construída no passado nem sempre explica o sucesso dos líderes em sua vida adulta.

4) Teoria do líder carismático
Fundamentada em Freud, defende que a conexão emocional entre o líder e seus seguidores é a base de tudo. A sua inconsistência reside no fato de que, algumas pessoas, apesar de não serem carismáticas, conseguem executar bem seu papel de liderança em diferentes contextos.

5) Teoria comportamental
Muito difundida até hoje, essa teoria ainda está por detrás de matérias jornalistas do tipo “As 5 coisas que todo líder de sucesso realiza diariamente“. O problema é que aquilo que cai como uma luva para um determinado cargo de gestão ou tipo de negócio pode ser totalmente inadequado em outro.

6) Teoria situacional
Nascida na década de 60 e baseada no pressuposto de que o modelo ideal de liderança depende da situação, continua fazendo sentido nas organizações. É por isso que em tempos de calmaria as empresas preferem líderes diferentes daqueles que, em regra, são contratados quando precisam de um choque de gestão.

7) Teoria contingencial
Decorrente da abordagem situacional, sustenta que três fatores são decisivos na hora de se decidir que modelo de liderança funciona para uma determinada tarefa: o vínculo entre o líder e seus seguidores, a natureza da tarefa a ser cumprida (se é rotineira e estruturada ou vaga e mal definida) e quanto poder o líder tem sobre os subordinados. Também ainda em voga.

8) Teoria da liderança transformacional
Contrapõe o velho estilo de liderança “manda-quem-pode-e-obedece-quem-tem-juízo” a um modelo mais visionário e inspirador. Ou seja, trata daquilo que a maior parte das pessoas têm em mente quando descreve o líder ideal que gostariam de encontrar em seu trabalho e demais esferas da vida. Em algum momento da sua vida, já foi influenciado por essa teoria.

9) Teoria da liderança distribuída
Trata-se daquela abordagem que sugere que a liderança não deve ficar concentrada em apenas uma pessoa, sendo fluida e distribuída entre diferentes colaboradores. Portanto, coerente com a ideia romântica da “empresa sem chefe” e, de modo mais real, próxima àquilo que encontramos em empresas de tecnologia que adotam estruturas horizontais.

10) Teoria da liderança servidora
Estilo de liderança que prega a humildade, a empatia e o comportamento ético dos líderes em contraponto ao egoísmo, ganância e exploração que muitos executivos praticam em suas empresas. Tendo em Jesus Cristo seu modelo maior, parece que essa filosofia ainda tem bastante espaço para crescer ao longo dos próximos anos.

Com qual(is) teoria(s) você mais se identifica? Deixe seu comentário.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?