Artigos

As 5 fases do declínio de uma empresa

Saiba como identificar e reverter a trajetória silenciosa rumo à decadência
Fonte: Adaptado do livro Como as Gigantes Caem, de Jim Collins (Ed. Alta Books)

Empresas raramente entram em decadência por causa de um evento único. O que ocorre sim, é um processo gradual de declínio, quase imperceptível, que num determinado momento é escancarado para todo mundo. Inclusive, este é o tema central do livro Como as Gigantes Caem (Ed. Alta Books), no qual Jim Collins descreve as 5 fases que marcaram o declínio de grandes organizações pelo mundo.

Segundo Collins, tudo começa com a arrogância nascida do sucesso, quando a companhia acredita que sua boa posição no mercado é estável. Líderes antes cautelosos passam a agir como se o sucesso fosse inevitável, deixando de lado aquilo que os levou à excelência. Igual a um atleta que, após vitórias seguidas, relaxa no treinamento. Nesse estágio, os valores essenciais da empresa são negligenciados, tolera-se pequenas falhas e o senso de urgência desaparece.

“O maior perigo em tempos de mudança não é a mudança em si, mas agir com a lógica do passado”
Peter Drucker – Escritor

Na sequência, surge a busca indisciplinada pelo crescimento, que é uma fase na qual a confiança excessiva alimenta ambições que carecem de um bom planejamento estratégico. Ou seja, o crescimento é orientado por metas superficiais, voltadas a impressionar acionistas ou simplesmente derrotar os rivais. Novos produtos são lançados, operações ampliadas e filiais abertas sem uma avaliação cuidadosa dos possíveis impactos negativos que terão no negócio como um todo.

Na negação de riscos e perigos, sinais de alerta visíveis – como perda de mercado ou insatisfação dos colaboradores – são minimizados. Líderes adotam um discurso vitimista, atribuindo a culpa a fatores externos, e acreditando que a força da marca será suficiente para superar os desafios. Essa insistência em se agarrar ao passado consome justamente a energia que deveria ser direcionada à inovação e aos ajustes necessários no novo contexto.

luta desesperada por salvação é a fase mais tumultuada. Quando as consequências da negligência acumulada se tornam inegáveis, líderes buscam soluções rápidas e muitas vezes imprudentes. Como é o caso de cortes de orçamento em projetos-chave, reestruturações apressadas ou vendas de ativos importantes. E é claro, tais ações tratam os sintomas, mas ignoram as causas, aprofundando o declínio.

Finalmente, a quinta fase é a entrega à irrelevância ou morte. Nesse ponto, a empresa já não possui os recursos ou a confiança necessária para se recuperar. Mesmo que ainda exista como CNPJ, sua relevância no mercado desaparece. Às vezes, isso significa o fechamento definitivo; em outras, operar de modo pequenino, sendo incapaz de concorrer com antigos rivais e novos competidores mais preparados.

Apesar do retrato sombrio, em cada uma dessas 5 fases o declínio pode ser interrompido se os líderes da companhia reconhecerem os sinais de alerta e atuarem a tempo. Como afirmou Peter Drucker: “O maior perigo em tempos de mudança não é a mudança em si, mas agir com a lógica do passado”.

É por isso que empresas que evitam ou reverteram o declínio compartilham três características: a humildade de admitir erros, a manutenção dos seus valores essenciais e a coragem de tomar decisões difíceis. Na prática, isso quer dizer que seus líderes ignoram o ego, priorizam o cliente e investem em inovação.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?