Artigos

Boas práticas na gestão de pessoas a distância

Conheça seis grandes lições que contribuirão para o sucesso da sua equipe remota

boas práticas na gestão de pessoas a distância

Antes da pandemia, quando eu recomendava a alguns clientes que implantassem experiências de gestão de pessoas a distância em suas empresas, o olhar de reprovação era quase unânime. Mas isso mudou por motivos óbvios.

Hoje já existe o senso comum de que é possível guiar liderados que trabalhem de qualquer lugar. Afinal, como ensina John Maxwell: “A verdadeira medida de um líder é a sua capacidade de orientar e inspirar, não importa onde a equipe esteja localizada geograficamente.”

Porém, é claro que existe uma cartilha a ser seguida:

Confie nos liderados
A confiança é a base da liderança a distância”.

A confiança é a base da liderança a distância. Se você é daqueles líderes controladores que querem ter certeza de que as pessoas estão trabalhando e, para isso, busca diferentes formas de vigiá-las, então sinto informar que terá grandes dificuldades de fazer seu time desempenhar bem remotamente. Mas o problema não está neles e sim em você

Esclareça as suas expectativas

Quando as pessoas trabalham longe, é importante o líder fornecer diretrizes bem claras sobre metas, prazos e padrões de desempenho. Isto é, o que precisa ser feito exatamente, até quando e de que forma. Sempre que as pessoas ficam em dúvida sobre o que se espera delas, existem boas chances de que se dediquem a tarefas irrelevantes por causa da ambiguidade instalada.

Combine como será feito o follow-up das tarefas

Seja por meio de reuniões regulares, relatórios de status ou plataformas colaborativas on-line, é importante acordar com as pessoas como elas reportarão os progressos e dificuldades que forem surgindo em seu dia a dia. Assim você evita ficar fazendo pressão ou inquieto por não saber em que pé está o trabalho.

Facilite o acesso das pessoas a você

Estar disponível cria um ambiente onde os membros da equipe se sentem à vontade para buscar orientação, esclarecimento e apoio. E, só lembrando, alguns sinais de que você é alguém de fácil acesso são: encorajar as pessoas a lhe telefonarem sem reservas, responder as mensagens delas (por Whats ou e-mail) rapidamente e/ou topar fazer videoconferências de última hora.

Faça um bom uso da tecnologia

Ferramentas colaborativas, plataformas de comunicação e softwares de gerenciamento de projetos são grandes aliados na gestão de uma equipe que trabalha a distância. E o melhor ainda: a maior parte das funcionalidades têm um custo bastante acessível ou até mesmo são gratuitas.

Programe encontros presenciais de vez em quando

É claro que, dependendo da distância física, não é nada simples reunir as pessoas em um mesmo lugar. Mas o esforço vale a pena, pois momentos assim oferecem oportunidades para estreitar vínculos, fortalecer o espírito de equipe e ainda discutir questões que costumam ser bem difíceis de abordar virtualmente.

Até alguns anos atrás, ser um bom líder exigia que você estivesse fisicamente próximo das pessoas. Hoje, o grande desafio é estar emocionalmente próximo delas, aonde quer que estejam.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?