Cases de Sucesso

Uniodonto motiva equipe, melhora processos e otimiza custos com consultoria

Com ajuda da Caput, cooperativa de serviços odontológicos mudou o organograma, criou indicadores e uma área de atendimento focada nos clientes corporativos
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Adalberto Baccarin e Cláudio Braga: consultoria ajudou a requalificar e motivar a equipe interna e reorganizar a estrutura da Uniodonto

Há mais de 25 anos no mercado de prestação de serviços odontológicos, a Uniodonto Londrina faz parte da primeira cooperativa de dentistas formada no mundo. No Brasil, o Sistema Nacional Uniodonto reúne mais de 20 mil cooperados. Em Londrina, a rede credenciada possui cerca de 200 profissionais. Em 2013, a cooperativa buscou os serviços da Caput Consultoria com o objetivo de melhorar seus processos internos e alinhá-los com as melhores práticas de outras unidades em funcionamento no país.

O gerente administrativo da Uniodonto Londrina, Cláudio Candido Braga, destaca que o primeiro trabalho foi a criação de um grupo formado por pessoas-chave de diversos departamentos da unidade. Havia a necessidade, segundo ele, de integrar as áreas. “Antes da consultoria, era tudo desconectado. As informações entre os setores não fluíam da forma correta”, explica.

O objetivo do grupo era conhecer melhor a cooperativa, os problemas, e como cada um poderia contribuir, dentro da sua área de atuação, para melhorar o negócio. “Criamos uma matriz de responsabilidades e as tarefas foram melhor distribuídas entre as pessoas-chave”, afirma Braga.

O consultor da Caput Consultoria Wellington Moreira aponta que o trabalho de diagnóstico provocou mudanças no organograma da empresa, como a implantação de uma área de atendimento focada nos clientes corporativos. “A cooperativa precisava estreitar o relacionamento com as empresas atendidas e os resultados deste trabalho logo começaram a aparecer”, lembra.

Na avaliação de Cláudio Braga, a reestruturação organizacional melhorou bastante a rotina de trabalho. “Algumas pessoas ficavam muito sobrecarregadas”, diz. Mas, para ele, o grande “legado” da consultoria foi a formatação e melhoria dos indicadores para a construção de referências confiáveis e consolidadas do negócio.

“Antes, não tínhamos informações, um histórico detalhado para saber o que realmente estava acontecendo na cooperativa. A gente ficava no ‘achismo’. Agora, temos uma série de indicadores, com dados anuais e mensais, que serviram para a gente conhecer melhor a Uniodonto”, afirma. Ele destaca que um dos resultados mais significativos conquistados com esta ferramenta foi a otimização dos custos.

Outro trabalho importante realizado pela consultoria, segundo o gerente administrativo, foi o programa de desenvolvimento de lideranças. Com módulos temáticos e reuniões semanais, os colaboradores-chave aprenderam sobre gestão de pessoas, como administrar melhor o tempo e adequar a rotina com foco em resultados.

Cláudio Braga lista outras conquistas com o apoio da consultoria externa: a readequação do quadro funcional, revisão dos processos, redução de custos e identificação de gargalos que precisavam ser corrigidos. As ações melhoraram, inclusive, o relacionamento entre os funcionários. “Passamos a compartilhar mais e a respeitar um ao outro.”

Na opinião do vice-presidente da Uniodonto Londrina, Adalberto Baccarin, quando se traz uma visão de fora para dentro do negócio fica mais fácil enxergar os pontos fortes e fracos e comprar as ideias de mudanças necessárias. “Nós não temos uma estrutura interna focada em treinamento, então, a consultoria externa é sempre bem-vinda.”

Baccarin diz acreditar que a Uniodonto Londrina, com ajuda da Caput Consultoria, atingiu os resultados esperados para o projeto, que durou até o início de 2015. “Conseguimos requalificar e motivar nossa equipe interna, reorganizar a nossa estrutura e continuamos trabalhando em cima desse aperfeiçoamento.”

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