Os frutos que o fundador e diretor-presidente da Leo Cosméticos, rede de lojas de perfumaria paranaense, colhe hoje são resultado de muito trabalho, empreendedorismo, conhecimento do negócio e persistência. Ao retornar do Japão, aos 31 anos, o empresário Fabio Kai começou a vender produtos hospitalares e, ao mesmo tempo, pesquisar sobre o mercado de cosméticos, que se mostrava bastante rentável no Brasil. Um primo já trabalhava no ramo e o orientou na época da compra da primeira loja em Londrina, há cerca de 15 anos.
“Era uma loja pequena, tinha uns cinco funcionários, faturava uns R$ 40 mil na época, mas tinha uns R$ 70 mil de contas a pagar”, lembra. Kai arriscou e adquiriu o negócio que, aparentemente, estava falido. Juntou todas as economias que tinha e ainda parcelou o restante do valor em quatro anos. A loja já funcionava com o nome Leo Cosméticos, que foi mantido, e ficava na Rua Maranhão, mas num imóvel menor, quase de frente para a unidade que funciona hoje na mesma rua.
“No primeiro ano, triplicamos o faturamento. No segundo, terceiro e quarto, dobramos. No quarto ano, aos sábados, já não cabia mais gente na loja. A fila para pagamento saía na rua. Vimos que era inviável continuar lá e nos mudamos para o imóvel da frente”, conta. Mais três anos se passaram até que as dívidas fossem totalmente quitadas. Quando isso ocorreu, o empresário decidiu comprar uma rede de lojas da região. Parcelou o investimento e convidou familiares para se associarem ao negócio.
Em 2012, a Leo Cosméticos abriu sua segunda loja em Londrina, na Rua Benjamin Constant. Em seguida, a rede passou a receber propostas de shoppings da cidade. “Por causa da crise e da força da internet na venda de produtos da linha branca, os shoppings ficaram com espaços vagos e nos enxergaram como uma boa operação. Foi quando começamos nosso plano de expansão”, afirma. Hoje, a rede possui 11 lojas – quatro em Londrina, uma em Arapongas, uma em Apucarana, três em Maringá e duas em Ponta Grossa – e faturamento em torno de R$ 82 milhões. “Pretendemos crescer 25% em 2017 e atingir a casa dos três dígitos”, aponta.
A 12ª loja já está sendo construída no Catuaí Shopping, em Londrina, e a rede deve chegar em breve a Curitiba, Campo Largo e Umuarama. Segundo Kai, a Leo Cosméticos vai abrir três novas unidades em 2017, seis em 2018, 10 em 2019, e mais 10 em 2020. “Em 2021, devemos atingir 50 lojas”, calcula. Esse plano de expansão audacioso exige um modelo de gestão ágil e pessoas bem treinadas. Por isso, em fevereiro de 2016, a rede passou a contar com o trabalho da Caput Consultoria.
Plano estratégico
A atuação dos consultores Wellington Moreira e Flávio Moura começou com o processo de planejamento estratégico. Identificadas as expectativas da empresa para o futuro, eles auxiliaram a redefinir a missão, visão e valores da rede londrinense antes de colocar em prática as mudanças necessárias. “Essa parte inicial do trabalho foi muito importante porque proporcionou um maior alinhamento entre os diretores e gerentes”, conta a diretora operacional da empresa, Cecília Hori.
Com o plano de crescimento em mãos, os consultores começaram a colocar diversas ações em prática. Flávio Moura percorreu todas as lojas do grupo e criou um comitê de trabalho para ajudar os gerentes de lojas a redesenhar os processos operacionais. Outra iniciativa muito importante foi consolidar os serviços da central administrativa, para dar suporte às lojas. Segundo Cecília Hori, era necessário unificar as informações.
Para melhorar a comunicação entre os representantes de todas as unidades, a Caput estabeleceu reuniões semanais entre gerentes e supervisores, e também entre os diretores da rede, com uma pauta organizada dos assuntos a serem discutidos. Além disso, todos os gestores de lojas, diretores e gerentes de departamento continuaram a se reunir bimestralmente para analisar os resultados e planejar ações para os meses posteriores. “Nesses encontros temos conseguido esclarecer dúvidas e, especialmente, obter o compromisso das pessoas para as mudanças”, aponta Flávio Moura.
Convenção 2016 marca processo de mudança
Um grande marco nesse processo de expansão da rede Leo Cosméticos foi a Convenção 2016, realizada em setembro. A Caput Consultoria ajudou na organização e execução do evento, que foi importante para comunicar aos cerca de 350 funcionários as mudanças pelas quais a empresa passava.
“Nos preocupamos bastante em deixar a alta direção e a média gerência falando a mesma língua antes de promover transformações que impactassem diretamente os colaboradores dos PDVs”, lembra o consultor Wellington Moreira. Esse cuidado foi necessário para que as pessoas assimilassem a nova proposta de trabalho com a menor resistência possível.
A convenção, segundo Moreira, representou um momento de ruptura com algumas práticas e revelou a todos a nova forma de trabalho. O evento também foi uma oportunidade para mostrar aonde a rede quer chegar dentro dos próximos cinco anos.
Reestruturação organizacional
O modelo de gestão implantado pela Leo Cosméticos tem exigido várias readequações na estrutura organizacional da empresa. “Alguns departamentos sofreram mudanças e outros foram implantados”, conta o consultor Wellington Moreira. “Além disso, promovemos pessoas de reconhecido potencial e recrutamos profissionais no mercado para preencher posições nas quais consideramos que uma experiência de fora era importante”.
A reestruturação organizacional exigiu que o papel de alguns colaboradores que ocupavam cargos de liderança na empresa – principalmente gerentes e supervisores de lojas – fossem redesenhados. “Repensamos esses papéis para que a gestão de cada unidade acompanhasse o novo modelo de trabalho da rede”, afirma.
Formação e desenvolvimento de líderes
A Caput Consultoria também atua nos programas de liderança da Leo Cosméticos, área na qual é especialista. O desenvolvimento de pessoas tem ocorrido em três frentes: com a alta direção, os gerentes corporativos e a liderança que está à frente das lojas. Os treinamentos passam por temas como Pipeline de Liderança, Desenvolvimento de Equipes e Estratégia.
Flávio Moura destaca que a sustentação de empresas que atuam no varejo está muito ligada à capacitação das pessoas que tocam o negócio. “A direção da Leo Cosméticos percebeu isso e tem investido no próprio desenvolvimento e também dos gestores que ocupam posições estratégicas no negócio”, diz.
Além dos treinamentos promovidos pela Caput, a diretoria da rede londrinense tem buscado conhecimento nos principais congressos do segmento dentro e fora do país. Recentemente, alguns diretores estiveram nos Estados Unidos para participar do maior encontro mundial do varejo, o NRF 2017.
É importante lembrar ainda que, para levar adiante o plano audacioso do fundador, a Leo Cosméticos não só teve que treinar seus líderes como também precisou buscar profissionais experientes no mercado, com bagagem e preparo suficientes para orientar o trabalho dos colaboradores e cumprir as metas de expansão.
“Está cada vez mais claro que o sucesso do nosso negócio tem a ver diretamente com a capacidade de atrairmos e mantermos pessoas talentosas e engajadas na rede”, aponta Fabio Kai. “Sem isso não há crescimento sustentável.”