Artigos

Como conduzir uma boa reunião one-on-one

Você costuma ter conversas produtivas com os seus liderados a partir das necessidades deles?

Uma reunião one-on-one (ou 1:1) é o encontro individual entre o líder e um membro de sua equipe com o objetivo de promover uma conversa aberta, franca, esclarecedora e/ou confidencial sobre algum tema de interesse do colaborador.

Portanto, lembrando a recomendação de Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz: “Uma boa reunião one-on-one deve ser a reunião do funcionário, não do gerente. Deixe que ele defina a agenda. Seu trabalho é ouvir.”

Neste tipo de conversa é possível alinhar expectativas, fornecer feedback sobre o desempenho do colaborador, abordar problemas que ele vem enfrentando, dialogar sobre o seu desenvolvimento pessoal ou simplesmente fortalecer o vínculo com ele. Mas, quem escolhe o que será abordado é o liderado e não você.

E como as pessoas costumam me perguntar nas empresas o que fazer para conduzir um bom one-on-one, seguem algumas dicas que também podem ajudá-lo a partir de agora:

“Uma boa reunião one-on-one deve ser a reunião do funcionário, não do gerente. Deixe que ele defina a agenda. Seu trabalho é ouvir.”
Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz

  •   Prepare-se: Antes de se sentar com o colaborador, peça para que ele relacione os assuntos que gostaria de dialogar com você e, na sequência, faça o seu dever de casa.
  •   Seja pontual: Respeite o horário combinado demonstrando que você valoriza este compromisso em sua agenda. Um one-on-one dura, em média, 30 minutos, mas seu efeito pode perdurar semanas.
  •   Escolha um ambiente tranquilo: Um local sem distrações e, preferencialmente, fora da sua sala de trabalho.
  •   Escute ativamente: Dê total atenção ao que a outra pessoa está dizendo, sem interrompê-la; e também deixe o seu smartphone de lado.
  •   Seja empático: Entenda as preocupações e desafios do colaborador sem julgamento.
  •   Ofereça suporte: Pergunte como você pode ajudar na resolução de eventuais problemas apresentados.
  •   Valorize o silêncio: Às vezes, dar tempo para que o colaborador processe as orientações dadas gera insights valiosos.
  •   Equilibre questões pessoais e profissionais: Demonstre interesse na vida particular do colaborador sem ser invasivo.
  •   Estabeleça confiança: Mostre que o que é dito em um one-on-one será tratado com confidencialidade, quando necessário.
  •   Defina ações claras para as semanas seguintes: Construa compromissos mútuos para que vocês possam conquistar avanços concretos.
  •   Seja consistente nas reuniões: Pelo menos uma vez a cada dois ou três meses, tenha um 1:1 com cada colaborador direto da sua equipe, ainda que vocês se encontrem regularmente. A natureza dessa reunião é outra.

“A verdadeira liderança envolve servir aos outros, o que inclui investir tempo de qualidade com as pessoas que você lidera”, ensina James Hunter. E pode ter certeza, não existe manifestação prática mais eficaz desse investimento do que um bom one-on-one.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?