Blog

Como provar os resultados do Programa de Liderança para seus patrocinadores

Os patrocinadores só continuarão a apoiá-lo se estiverem certos de que a performance das pessoas tem evoluído de verdade
É imprescindível documentar os resultados alcançados ao longo das iniciativas de aprendizagem para comprovar a eficácia dos treinamentos

Existe uma crítica muito grande por parte dos patrocinadores de programas de desenvolvimento de lideranças de que os treinamentos muitas vezes não dão resultados. E aí a sensação de ter desperdiçado tempo e dinheiro em algo desnecessário passa a ser inevitável. É por isso que as pessoas que estão à frente desse tipo de capacitação devem ter um cuidado básico: documentar os resultados alcançados ao longo das iniciativas de aprendizagem.

É claro que antes de mais nada é preciso combinar com os patrocinadores que tipo de melhoria de desempenho é aguardada por eles. Ou seja, como querem que os seus gestores estejam atuando daqui a um ou dois anos? Que tipo de performance essas pessoas necessitam apresentar depois de capacitadas? Quais comportamentos devem ser habituais daqui a algum tempo? Perguntas que amanhã responderão se os líderes evoluíram ou não após o investimento da empresa hoje.

Passos iniciais

Qual é a primeira coisa que um educador físico faz quando um novo aluno é matriculado em sua academia? Uma avaliação física, correto? Além de tomar as medidas, anotar o peso e avaliar a flexibilidade e força, o professor também questiona que tipo de resultado o aluno espera após alguns meses de atividades regulares. É com base nestes dados que ele vai montar os treinamentos e, posteriormente, avaliar se os resultados foram alcançados. O mesmo deve ocorrer dentro das empresas.

Muitas vezes o programa de desenvolvimento está sendo bem conduzido, mas os patrocinadores não conseguem relacionar esse sucesso à melhoria do desempenho das suas lideranças porque ninguém se preocupou em definir os indicadores certos e documentar os resultados relevantes desde o início dos trabalhos. Aliás, ainda é bastante comum profissionais responsáveis por T&D medirem os avanços com base apenas em frágeis avaliações de reação.

Motivos reais

Quando uma companhia investe em um programa de formação geralmente tem dois objetivos: melhorar a performance das lideranças na posição atual e/ou prepará-las para uma posição superior no futuro. Então, o que a empresa quer saber, no final das contas, é se cada líder melhorou o desempenho na área em que atua hoje e se ele está mais preparado para amanhã assumir um novo desafio caso necessário.

O que queremos dizer com este post, em resumo, é que não basta garantir o aprendizado, é preciso demonstrar de forma tangível que bons comportamentos foram adotados, problemas rotineiros deixaram de existir ou clientes estão mais satisfeitos, por exemplo. Quem financia o trabalho deve ter a certeza de que a empresa está no caminho certo ao investir tempo e dinheiro no desenvolvimento das lideranças.

Redação Caput Consultoria

Produzido pela equipe de Comunicação da Caput Consultoria, em parceria com nossos consultores especialistas em Desenvolvimento de Liderança, para levar até você conteúdos relevantes e atualizados.

Veja mais conteúdos
Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?