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Grandes líderes são exímios contadores de histórias

Você pode ser um ótimo gestor, entender de estratégia e dominar os números. Mas se quiser engajar pessoas, precisa saber contar histórias.

grandes líderes são exímios contadores de históriasLíderes movem pessoas, mas não apenas com números, metas ou organogramas. Eles movem com histórias.

Quer um exemplo? Qual discurso abaixo te inspira mais?

1)  “A empresa cresceu 30% no último ano, alcançando R$ 10 milhões em faturamento.”

ou

2)     “Há um ano, estávamos enfrentando nosso pior momento. Mercado em estagnação, clientes receosos e time desmotivado. Mas então, fizemos algo diferente: ouvimos mais, ajustamos a rota e colocamos as pessoas no centro das decisões. O resultado? Um crescimento de 30% que ninguém esperava.”

A segunda versão apresenta um enredo, um conflito e uma superação e é isso que prende o interesse e gera impacto nas pessoas. Afinal, quando ouvimos dados frios, ativamos as áreas do cérebro ligadas ao raciocínio lógico; enquanto que uma história aciona regiões associadas às emoções, memórias e empatia.

Isso significa que uma boa história não só é mais memorável como também influencia decisões e o comportamento das pessoas. E é por isso que grandes líderes são exímios storytellers.

Quando Steve Jobs apresentou o iPhone ao mundo em 2007 durante a MacWorld, não despejou especificações técnicas na tela. Ele contou como os celulares eram complicados e chatos na época, e como a Apple estava prestes a mudar isso. E naquele exato momento nasceu o mercado de smartphones como o conhecemos hoje.

Outro exemplo marcante é o de Howard Schultz, fundador da Starbucks. Assim que retornou à empresa em 2008, em meio a uma crise, não falou apenas sobre recuperação financeira. Ele relembrou a origem da marca e seu propósito: criar um “terceiro lugar” entre casa e trabalho, onde as pessoas se sentissem acolhidas. Uma história que reconectou os funcionários à companhia criando o ambiente favorável para que a Starbucks voltasse a crescer.

Portanto, em seu trabalho de liderança, sempre que possível:

  • Substitua números por narrativas

Se precisar apresentar um resultado, conte a história por trás dele. Em vez de dizer “reduzimos custos em 15%”, fale sobre os desafios enfrentados, as escolhas feitas e o impacto real da mudança.

  • Crie heróis reais

Pessoas se identificam com pessoas, não com gráficos. Destaque membros da equipe, clientes ou parceiros que fizeram a diferença.

  • Construa uma jornada

Toda boa história tem começo, meio e fim. Mostre o problema, a virada e a transformação.

  • Use emoção (com autenticidade!)

Um líder que compartilha experiências pessoais e desafios reais inspira mais do que um que só discursa sobre sucesso.

No fim das contas, liderança é conexão e conexão se faz por meio de boas histórias. Da próxima vez que precisar inspirar sua equipe, desafiar sua empresa ou conquistar um cliente, pergunte-se: como posso transformar isso em uma história?

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

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