Artigos

Lições bíblicas de liderança

Na Bíblia Sagrada existem inúmeras passagens que nos ensinam a desenvolver competências e virtudes centrais no papel de líder.

Como muitas pessoas me solicitam sugestões de bons livros de liderança, com o passar do tempo aprendi que a melhor coisa a fazer nessas horas é indicar obras que estejam no mercado há pelo menos dez anos. Afinal de contas, nenhum livro sobrevive tanto tempo no catálogo de uma editora sem ser relevante.

E nessa categoria de livros atemporais sobre liderança também precisamos considerar a Bíblia Sagrada. Tanto no Velho quanto no Novo Testamento existem inúmeras passagens que nos ensinam a desenvolver competências e virtudes centrais no papel de líder.

Alguns versículos que, a meu ver, merecem destaque são estes:

  • Sobre a importância de reconhecermos o trabalho feito pelos liderados: “Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou” (Êxodo 39,43).
  • Quanto à importância de contarmos com outras pessoas na hora de cumprirmos grandes desafios: “E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos” (Deuteronômio 1,9).
  • Com relação à necessidade de buscarmos uma sólida rede de apoio: “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam” (Provérbios 15,22).
  • Se o que precisamos saber é lidar com situações de desconforto: “Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado” (2 Crônicas 15,7).
  • Quanto ao dever de dominarmos o nosso ego, sempre que possível: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2, 3).
  • A Bíblia destaca até mesmo o valor de sermos líderes coerentes: “E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também” (Lucas 6,31).
  • Hoje você escuta que precisa dar um bom exemplo, não é verdade?: “E o que de mim, entre muitas testemunhas ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (2 Timóteo 2,2).
  • Líderes com grandeza também sabem se portar como bons liderados, segundo a Palavra: “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior” (1 Pedro 2,13).
  • Sobre como engajar pessoas e inspirá-las a entregar o melhor. “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto” (1 Pedro 5,2).
  • E a virtude de valorizarmos o trabalho de outros líderes: “Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros” (1 Tessalonicenses 5,12-13).

Belos ensinamentos, não é verdade? E se você prestou bastante atenção às citações, nenhuma delas trata de passagens envolvendo Jesus Cristo, o maior líder de todos os tempos. Não foi um descuido, caro leitor. Vamos conversar sobre a liderança d’Ele nas próximas semanas.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?