Artigos

Mensagem a Garcia

Cumpra suas tarefas, independente de quão difíceis elas sejam

Quando os Estados Unidos entraram em guerra com a Espanha em 1898 para promover a independência de Cuba, o presidente William McKinley tinha uma certeza: precisava conquistar a simpatia do general Calixto Garcia, líder dos insurgentes caribenhos.

No entanto, comunicar-se com ele naquele momento parecia ser uma tarefa dificílima porque a única informação confiável sobre o seu paradeiro era o fato de ele estar com as tropas rebeldes em alguma montanha cubana.

Ao ser questionado pelo presidente sobre o que fazer, o coronel Arthur Wagner, chefe da agência de inteligência americana, não pensou duas vezes: “Se existe alguém que pode entregar um recado para Garcia, essa pessoa é o jovem tenente Andrew Summers Rowan. Vamos chamá-lo!”

Com Rowan diante de si, Wagner lhe disse: “Você deve levar uma mensagem ao general Garcia, que pode ser encontrado em algum lugar na parte oriental de Cuba. Deve planejar e agir sozinho. A tarefa é sua – e somente sua. Entregue a mensagem a Garcia”. Imediatamente, Rowan pegou a carta, a colocou em um lugar protegido e partiu para cumprir sua missão.

Vinte dias depois, o tenente retornou para a capital norte-americana informando que havia deixado a correspondência nas mãos do destinatário. E, a partir daquele momento, todos sabiam que estava aberto o canal de comunicação entre os insurgentes e o governo do seu país.

Essa história foi relatada pela primeira vez um ano depois do ocorrido em um artigo do jornalista Helbert Habbard, que cunhou a expressão “Mensagem a Garcia”, até hoje utilizada ao nos referirmos a alguém que cumpre suas tarefas, independente de quão difíceis elas sejam.

O problema é que, ainda hoje, não encontramos gente como Rowan aos montes. A maior parte dos profissionais faz acontecer apenas quando tudo concorre a seu favor, sem percalços ou surpresas. Ou, então, logo se apegam às desculpas e justificativas.

É por isso que Habbard já lembrava mais de um século atrás no mesmo artigo: “A civilização busca ansiosa e insistentemente homens como Rowan. Precisa-se dele em cada cidade, em cada vila, em cada lugarejo, em cada escritório, em cada oficina, em cada loja, fábrica ou venda. O grito do mundo inteiro praticamente se resume nisso: precisa-se e precisa-se com urgência de homens capazes de levar uma mensagem a Garcia”.

Lembre-se: o apurado senso de responsabilidade é a única característica compartilhada por homens e mulheres que colhem êxitos sucessivos em diferentes campos da vida. Como você tem agido quando precisa entregar uma Mensagem a Garcia?

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?