Cases de Sucesso

Moinho Globo colhe frutos ao desenvolver líderes operacionais

Desenvolver os líderes é essencial para que executem com excelência e percebam como suas ações podem impactar a companhia e o funcionamento dela como um todo.
Moinho Globo capacita e desenvolve suas lideranças
Lidiane Almeida, Paloma Venturelli, Gisele Florentino e Wellington Moreira.

Tradicional empresa paranaense, o Moinho Globo foi fundado em 1954 e tem seu parque industrial localizado em Sertanópolis, no norte do Estado. Lá produz mais de uma centena de produtos derivados de trigo nas suas linhas de varejo e industrial, sob as marcas Globo e Famiglia Venturelli.

A companhia gera mais de 200 empregos diretos e cerca de outros 700 indiretos, sendo apontada há vários anos consecutivos como um dos melhores lugares para se trabalhar no Brasil, nos rankings das revistas Você S/A (150 Melhores para Trabalhar) e Época (Great Place To Work Brasil).

Seus produtos chegam às mesas de milhares de consumidores Brasil afora e está entre as maiores indústrias do setor moageiro do Sul do país.

E foi justamente pensando em manter a excelência em seu processo fabril que o Moinho Globo implantou há um ano o Programa de Desenvolvimento de Líderes Operacionais. Um robusto processo de capacitação que tem sido executado integralmente pela Caput Consultoria.

Para Paloma Venturelli, vice presidente do Moinho Globo, treinar os líderes operacionais é uma ação totalmente estratégica. “Desenvolver nossa equipe de líderes é algo essencial para que eles saibam executar com excelência e, ao mesmo tempo, perceber o quanto as ações de cada um podem impactar a companhia e o funcionamento dela como um todo“.

A escolha da Caput Consultoria

Algo que chamou a atenção do Moinho Globo para a necessidade de formação dos líderes operacionais foi a ocorrência de erros de processo cometidos durante a rotina, que poderiam ser evitados. De acordo com Gisele da Cunha Florentino Ré, gerente de RH, “até aquele momento, muitas vezes os líderes traziam problemas de caráter técnico que seriam facilmente solucionados se interagissem mais com seus pares”, pontua Gisele.

A empresa já havia realizado outros treinamentos com os colaboradores, mas para Lidiane Almeida, analista de RH, muitos deles não eram flexíveis o suficiente para atender as necessidades da indústria. “Quando fomos procurar uma consultoria para capacitar nossos líderes, buscamos algo inovador e prático. Hoje em dia, encontramos no mercado vários cursos com modelos enlatados. Os próprios funcionários queriam algo diferente”, explica.

De acordo com Lidiane, a primeira reunião com os consultores da Caput Consultoria foi esclarecedora e decisiva. A partir daquele momento equipe de RH do Moinho Globo percebeu, por meio dos materiais disponibilizados pela Caput, que o objetivo do treinamento seria atingido. “Queríamos algo personalizado, único e com a nossa cara. E foi o que encontramos”, salienta Lidiane.

Resultados do Programa

Moinho Globo capacita e desenvolve lideranças
Equipe de líderes operacionais do Moinho Globo.

Buscando atender às necessidades de 20 pessoas que já ocupam papéis de liderança na companhia, o Programa de Desenvolvimento de Líderes Operacionais foi executado em oito módulos nesse primeiro ciclo e também contou com atividades intermodulares de apoio, como leitura de livros e estudos em grupo.

Durante os meses do PDL, a consultoria trabalhou temas, como Autoliderança, Estilos de Liderança, Comunicação Assertiva e Técnicas de Feedback, dentre outros. E o foco da Caput sempre foi ajudar os participantes a colocarem em prática os aprendizados compartilhados.

Podemos perceber claramente que a equipe mudou! As pessoas de um ano atrás são diferentes dos líderes que estão atuando hoje. Dessa vez, eles perceberam que não era só mais um treinamento e que esses novos conhecimentos fariam uma diferença verdadeira para eles”, afirma a vice-presidente.

A gestora de RH ainda destaca que, à medida que o curso foi avançando, os líderes operacionais se sentiram mais seguros para aplicarem as novas práticas com seus liderados, gerando confiança mútua. “Eles entenderam que se a empresa está proporcionando essa oportunidade para eles, é porque devem e podem exercer autonomia”, relembra Gisele Florentino.

Outro passo foi dado: capacitar os gerentes

Além de pensar na melhoria de performance dos líderes no curto prazo, o PDL Operacional também buscou elevar o potencial das pessoas para que possam ocupar futuramente outras posições no Pipeline de Liderança da companhia. “Precisamos capacitar esses profissionais para que eles assumam novas responsabilidades e funções ainda maiores. Contudo, se não treinarmos o básico, que é a Gestão de Pessoas, dificilmente eles estarão preparados para os novos desafios”, explica.

Pensando nisso, a empresa também criou um Programa de Desenvolvimento Gerencial, no qual todos os gerentes participam de módulos de treinamento específicos com o intuito de aprimorar as suas práticas de gestão de equipe. Como fruto desse trabalho, a área de RH e a Caput Consultoria já identificaram, por exemplo, todas as posições que serão necessárias na companhia em decorrência do crescimento projetado para os próximos dois anos.

Para o consultor Wellington Moreira, da Caput, a parceria com o Moinho Globo tem sido muito gratificante . “A empresa já possui uma política de gestão de pessoas muito estruturada e invejável. O que estamos fazendo é enxergar oportunidades de melhorar ainda mais o que já fazem tão bem”, explica o consultor.

Mesmo com o encerramento do primeiro ciclo do PDL Operacional, os treinamentos retornam nos próximos meses para dar continuidade ao processo de desenvolvimento. “Nós não podemos parar de capacitar nosso time”, frisa Paloma.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?