Todos os dias recebemos mensagens no WhatsApp, e-mail, LinkedIn e Instagram vindas de familiares, colegas de trabalho, amigos e conhecidos que fazem parte da nossa rede de relacionamentos. E um erro a ser evitado é o de deixar qualquer um deles no vácuo. Ou seja, ignorá-los ao longo de dias.
Anos atrás, ficar sem o retorno de alguém me causava um grande incômodo e desapontamento. Hoje sei que existem pessoas que simplesmente não dão conta de responder todo mundo que tenta falar com elas. Eu mesmo às vezes sou contatado de modo privado por cinquenta pessoas ou mais num mesmo dia e tenho de me esforçar bastante para atendê-las com o cuidado que merecem.
Porém, independentemente do motivo, não responder às mensagens de alguém que você conhece pode lhe causar inúmeros problemas. A pessoa pode interpretar o seu silêncio como desinteresse, falta de consideração, desrespeito ou até mesmo hostilidade, gerando um conflito que poderia ser evitado com uma simples resposta.
Para não ser mal interpretado, existem algumas ações bem simples:
-
Estabeleça expectativas claras.
Se você sabe que não será capaz de responder imediatamente às mensagens, informe seus contatos sobre isso. Um retorno rápido dizendo que você está ocupado no momento, mas que continuará a conversa na semana seguinte pode ser uma boa opção.
-
Evite procrastinar.
Às vezes, as pessoas não respondem a mensagens porque pretendem fazê-lo mais tarde e depois acabam esquecendo. Por isso, sempre que possível dê retorno imediatamente a fim de evitar esse problema (ainda mais se muita gente entra em contato com você).
- Não tenha medo de dar más notícias.
É mais honesto dizer não do que simplesmente sumir como um fantasminha só porque não sabe o que dizer para a pessoa depois de ter se comprometido com ela de alguma forma.
-
Pratique empatia.
Até mesmo os chatos de plantão merecem sua gentileza e cordialidade. É claro que você não precisa ficar puxando papo à toa com eles, mas pode ser amigável respondendo ao contato com o cuidado que merecem.
-
Aja com transparência.
Se você não puder responder à mensagem de alguém, seja honesto com ele dizendo que no momento não poderá se manifestar sobre o assunto. Uma comunicação transparente sempre é melhor do que um silêncio fora de tom.
E quanto às pessoas que o contatam sem que você tenha a mínima ideia de como elas chegaram até você e ainda apresentam logo de cara uma abordagem de vendas ou impessoal?
Bem, se você tiver interesse no tema ou quer estabelecer contato com a pessoa em questão, então inicie a conversa; caso contrário, não responda a mensagem. A maioria desses contatos vem de robôs e o humano que está do outro lado só tem ideia de que você existe quando responde uma das mensagens automáticas enviadas pelo sistema.