Artigos

O Código da Liderança

Na obra “O Código da Liderança”, o consultor ensina que existem cinco competências essenciais para a liderança eficaz.

David Ulrich é um dos principais expoentes mundiais do tema Desenvolvimento de Liderança há algumas décadas, com vários best-sellers no currículo. Um deles é a obra “O Código da Liderança”, na qual o consultor ensina que existem cinco competências essenciais para a liderança eficaz.

São elas:

1) Proficiência pessoal. A capacidade de ser um bom gestor de si mesmo ao agir com integridade, exercer inteligência emocional e tomar decisões corajosas e audaciosas. E, além disso, provocar admiração e confiança por onde passa, manter a serenidade em situações de estresse nas quais a maior parte das pessoas costuma ter um comportamento disfuncional e acreditar que pode mudar o seu próprio destino por meio do esforço e competência pessoal.

2) Gestão de talentos. Tem a ver com a habilidade de gerir bem o elenco que tem à sua disposição na empresa, extraindo o melhor que ele pode entregar. Algo que se faz quando você declara suas expectativas sobre o desempenho de cada colaborador, procura ser acessível no dia a dia, estimula um clima de trabalho ameno e de cooperação mútua e ainda busca manter as pessoas informadas sobre aquilo que é importante para que se sintam engajadas.

3) Desenvolvedor de capital humano. A capacidade de promover o amadurecimento das pessoas que trabalham com você para que, no futuro, sejam capazes de desempenhar tarefas que atualmente estão além da competência delas – a fim de que sejam capazes de sucedê-lo(a), inclusive. Aptidão que depende de você reconhecer os pontos fortes e fracos de cada colaborador, delegar atividades críticas a eles e atuar como um mentor.

4) Estrategista organizacional. Bom líder é quem possui uma visão de futuro que posicione a empresa de forma atrativa para os clientes lá à frente e que, hoje, tome as decisões que farão a companhia caminhar nessa direção. É por isso que se cobra tanto que você antecipe problemas que só apareceriam daqui a algum tempo, seja bom em planejamento, saiba fazer escolhas difíceis sobre onde dirigir os recursos e ainda não se perca no redemoinho das urgências.

5) Executor organizacional. Os líderes precisam ser capazes de antecipar o amanhã, mas sem esquecer de garantir os resultados de curto prazo, promover as mudanças que devem acontecer nas próximas semanas e também resolver os problemas que vão surgindo de última hora. Uma competência que requer controles gerenciais atualizados, flexibilidade, mindset ágil e a disposição de apoiar as pessoas que atuam na linha de frente.

Muita gente fala hoje em dia que devemos ser líderes ambidestros e está aí logo acima a explicação. Líder é quem sabe cuidar das pessoas e das coisas, hoje e amanhã, e sem esquecer de gerir si mesmo.

E quanto a você? Como está em relação a cada uma dessas competências do Código da Liderança?

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?