A primeira posição de liderança costuma provocar um grande choque de realidade. Especialmente para quem imagina que o papel de líder se resume a orientar a equipe e cobrar resultados e depois, na prática, descobre uma série de desafios para os quais ainda não está preparado.
É como dirigir um carro pela primeira vez em uma rodovia movimentada, sem jamais ter praticado as habilidades em um simulador. Na falta do “test drive” da liderança, a curva de aprendizado tem tudo para ser dolorosa tanto para o novo líder quanto para quem ele precisa guiar.
A boa notícia é que existem formas eficazes de se preparar para essa transição de carreira. Pequenas experiências que funcionam como um laboratório de liderança, permitindo que você desenvolva competências essenciais antes mesmo de assumir oficialmente uma posição de gestão.
Dentro do ambiente de trabalho:
- Cobrir as férias do chefe – Ao sentar temporariamente na cadeira do seu superior direto você tem noção dos desafios da liderança sem o peso de um compromisso definitivo.
- Gerenciar um projeto interdepartamental – Liderar uma iniciativa que envolve diferentes áreas é um excelente teste de influência e negociação, duas habilidades críticas para qualquer líder.
- Mentorar um profissional mais jovem – A orientação de alguém que está iniciando a carreira refina sua paciência, a capacidade de escuta ativa e a habilidade de dar feedback construtivo.
- Organizar eventos internos – Planejar treinamentos ou confraternizações ajuda a desenvolver competências críticas, como delegação, gestão financeira e alocação de recursos.
- Conduzir reuniões estratégicas – O enfrentamento de impasses e a necessidade de harmonizar interesses divergentes ensina muito sobre gestão de conflitos e tomada de decisão.
Fora da empresa:
- Coordenar um trabalho pastoral em sua igreja – O exercício da liderança em templos e instituições de fé é uma das melhores formas de aprender sobre gestão de pessoas.
- Ser síndico ou participar ativamente do condomínio – Poucas experiências ensinam tanto acerca de negociação e gestão de conflitos quanto mediar questões entre vizinhos.
- Liderar um projeto de voluntariado – Seja à frente de uma ONG ambiental ou apoiando uma comunidade carente, ter a missão de engajar pessoas em uma causa o prepara para ser um líder empresarial admirável.
- Gerir um time esportivo amador – O papel de treinador ou capitão de um time, mesmo que informalmente, ensina como inspirar e motivar um grupo nas mais diferentes circunstâncias.
- Organizar encontros sociais – Parece simples, mas planejar uma viagem de amigos ou um grande evento familiar requer senso de organização, saber delegar e autocontrole para lidar com os imprevistos.
O que essas experiências têm em comum? Todas envolvem influenciar pessoas, tomar decisões e lidar com desafios sem a necessidade de um cargo formal.
Então, que tal começar seu test drive?